quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Saúde mental: o que é, importância e como cuidar

A saúde mental é um estado de bem-estar onde a pessoa consegue lidar com o estresse e as tensões da vida, desenvolver habilidades sociais e emocionais e construir relacionamentos e conexões com outras pessoas.

Alguns dos fatores que podem contribuir para a falta de saúde mental incluem abuso de álcool e drogas, isolamento social, sedentarismo, estresse no trabalho e má qualidade do sono, por exemplo.

Ter boas noites de sono, praticar atividades físicas regularmente, fortalecer as conexões sociais e ter uma alimentação saudável, são algumas medidas que ajudam a manter a saúde mental.

Imagem ilustrativa número 1

Importância da saúde mental

Manter a saúde mental é importante para:

  • Manter a saúde física;
  • Saber lidar com o estresse e as tensões da vida;
  • Ajudar na tomada de decisões;
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais;
  • Manter a capacidade funcional e a qualidade de vida;
  • Facilitar a construção de relacionamentos e a conexão com outras pessoas;

Manter a saúde mental também é fundamental para evitar o suicídio, o abuso de substâncias, como álcool e drogas, e prevenir o agravamento de doenças.

[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO_SINTOMAS]

Teste de saúde mental

Se deseja saber como está sua saúde mental, faça nosso teste, selecionando as opções de resposta que melhor identifica como se sentiu nas últimas duas semanas:

{TESTE_DE_SAUDE_MENTAL}

Este teste não tem o objetivo de dar um diagnóstico e, por isso, não deve substituir a consulta com um psicólogo ou psiquiatra.

Saúde mental no trabalho

A saúde mental no trabalho é caracterizada pelo estado de bem-estar psicológico, emocional e social dos colaboradores, que é influenciado pelas condições, o ambiente e a cultura da empresa.

Priorizar a saúde mental no trabalho promove a confiança, o sentido de realização, a inclusão social e a prevenção de transtornos mentais, como depressão e ansiedade, que podem ser desencadeados por ambientes tóxicos ou estressantes.

Além disso, a saúde mental no trabalho também ajuda a diminuir a tensão e os conflitos, melhorando o desempenho no trabalho e ajudando a manter os funcionários da empresa.

Leia também: Burnout: o que é, sintomas e tratamento (com teste online) tuasaude.com/sintomas-da-sindrome-de-burnout

Como cuidar da saúde mental e emocional

Algumas formas práticas de cuidar da saúde mental e emocional são:

1. Praticar atividades físicas

A prática de atividades físicas regularmente é bom para a saúde mental, pois libera neurotransmissores no cérebro, como serotonina, noradrenalina e dopamina, que ajudam a melhorar o estresse e a ansiedade e o humor geral, e a prevenir o declínio funcional.

O exercício físico age como uma válvula de escape, ajudando a reduzir o estresse acumulado, permitindo o aumento da resiliência contra desafios futuros.

Leia também: 16 benefícios da atividade física (e como começar) tuasaude.com/beneficios-da-atividade-fisica

2. Manter uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é importante para a saúde mental, porque uma boa nutrição contribui para melhorar o humor e reduzir a ansiedade. Isso porque a falta de alguns nutrientes, como a vitamina B12, pode estar relacionada à depressão, por exemplo.

Ter uma nutrição saudável nas fases de desenvolvimento é fundamental para o desenvolvimento do cérebro, a regulação emocional e o funcionamento cognitivo.

A alimentação saudável também atua como um organizador comportamental, onde manter uma rotina saudável, que inclui comer bem, ajuda a organizar o dia e a manter o equilíbrio mental.

3. Ter boas noites de sono

Ter boas noites de sono, dormindo entre 7 a 9 horas por noite, é fundamental para a saúde mental.

Isso porque uma boa noite de sono ajuda a \"reiniciar\" o cérebro, permitindo a pessoa a lidar melhor com os sentimentos do dia a dia e tolerar melhor o estresse e à frustração.

Além disso, a falta de sono no longo prazo também pode aumentar o risco do desenvolvimento de depressão, ansiedade, conflitos interpessoais e déficit cognitivo. Confira os efeitos da privação do sono.

4. Fortalecer as conexões sociais

O fortalecimento de conexões sociais é fundamental para a saúde mental, porque os seres humanos são biologicamente programados para a interação.

Assim, manter a conexão com amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho, por exemplo, ajuda a processar melhor as emoções, promover a sensação de pertencimento e melhorar a qualidade de vida geral.

5. Estabelecer rotinas e propósitos

Estabelecer rotinas e propósitos são fundamentais para a saúde mental, pois oferecem estabilidade e direção, diminuindo a carga mental de ter que tomar decisões a todo momento e promovendo a motivação para seguir em frente.

Algumas dicas para estabelecer rotinas e propósitos são:

  • Ter horários regulares para dormir e acordar;
  • Estabelecer metas realistas;
  • Fazer trabalho voluntário;
  • Fazer algo que gosta, como dançar, ler ou aprender uma nova habilidade.

Além disso, para algumas pessoas, explorar a espiritualidade oferece um caminho para o significado, ou propósito.

Leia também: Ayahuasca: o que é, efeitos no corpo, possíveis benefícios (e riscos) tuasaude.com/ayahuasca

6. Controlar o estresse

O controle do estresse é importante para a saúde mental, porque evita o esgotamento mental e físico, melhora a resiliência e as relações sociais e ajuda a regular o sono, a alimentação e os exercícios, que ajudam no humor.

Além disso, controlar o estresse também reduz o risco de doenças cardíacas e transtornos mentais.

Controlar o estresse também ajuda a evitar a busca por mecanismos de fuga, como uso de substâncias como álcool e drogas, na tentativa de lidar com o estresse.

Leia também: Estresse: o que é, sintomas, tipos, causas e como aliviar tuasaude.com/estresse

7. Buscar ajuda médica

Quando a pessoa está com dificuldades para lidar com as emoções ou frustrações, por exemplo, mesmo com as dicas de autocuidado, é aconselhado buscar ajuda médica.

Isso porque profissionais como psicólogo, clínico geral ou psiquiatra podem diagnosticar condições de saúde mental, avaliar sintomas que afetam o pensamento, o sentimento, o comportamento ou o humor.

Esses profissionais podem ajudar por meio de psicoterapia ou, em alguns casos, a prescrição de medicamentos, por exemplo, que ajudam a recuperar a saúde mental e o bem-estar da pessoa.

O que causa a falta de saúde mental

As principais causas da falta de saúde mental incluem:

  • Histórico familiar de doenças mentais ou desequilíbrios químicos no cérebro;
  • Abuso de álcool e drogas;
  • Presença de doenças crônicas;
  • Isolamento social;
  • Estresse no trabalho;
  • Violência física ou emocional;
  • Alimentação inadequada;
  • Sedentarismo;
  • Má qualidade do sono;
  • Discriminação, estigma e bullying.

Situações de desastres naturais, guerras, deslocamento forçado ou pandemias, também podem promover a falta de saúde mental.

Além disso, grandes fatores de risco para a falta de saúde mental incluem falta de acesso à educação de qualidade, moradia segura, alimentação e oportunidades econômicas.



source https://www.tuasaude.com/saude-mental/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cansaço mental: sintomas, causas e como combater

Cansaço mental é uma situação em que o cérebro fica sobrecarregado, não tendo energia suficiente para realizar as tarefas do dia a dia. Tam...