quinta-feira, 18 de julho de 2013

BARRIGA INCHADA? SAIBA QUAIS ALIMENTOS CAUSAM ESSE DESCONFORTO

A causa mais comum da barriga inchada e dura é o acúmulo de gases intestinais, que podem ser provocados por alguma doença ou por uma alimentação inadequada, rica em gorduras, frituras e doces. Outras possíveis causas são a menstruação, gravidez e os vermes intestinais.

O consumo de alimentos muito condimentados, com temperos em excesso também são algumas das causas frequentes da barriga inchada, pois eles também provocam muitos gases intestinais, que tendem a dilatar a região abdominal inferior.

Como acabar com a barriga inchada

Para acabar com a barriga inchada, primeiro é preciso saber a sua causa. Se for gases, basta eliminá-los com uma dieta para gases, chá para prisão de ventre ou utilizando um laxante, por exemplo.

Quando a causa da barriga inchada for causada por alguma doença, outros sintomas devem estar associados. Se surgir sangramento anal, aparecimento de hemorroidas
ou outros sintomas, procure imediatamente um médico gastroenterologista para que ele avalie e indique o melhor tratamento.

Para combater o inchaço do corpo, de maneira geral, não só da barriga, pode-se tomar um chá diurético e evitar ao máximo o consumo de sal, dando preferência a uma alimentação mais saudável, temperada com ervas finas.

Alguns exemplos de diuréticos naturais são o chá de gengibre com canela e o consumo de alimentos como salsinha, abóbora, pepino, melancia e cerejas.

Barriga inchada na menstruação

É muito comum as mulheres se queixarem de ter a barriga inchada durante a menstruação. Isso ocorre devido ao acúmulo de líquidos na zona abdominal nesta fase. O inchaço tende a desaparecer naturalmente com o fim da menstruação.

Contudo, para diminuir a barriga inchada durante a menstruação, o que se pode fazer é tomar um chá diurético, como o chá verde ou comer algumas fatias de melão, por exemplo.

Barriga inchada, o que pode ser?

*A barriga inchada pode ser causada ainda por:
*mioma uterino;
*vermes intestinais;
*gravidez;
*infecção intestinal;
*prisão de ventre.

Uma consulta médica é capaz de esclarecer a causa da barriga inchada e suas formas de tratamento.

Remédios caseiros para a barriga inchada

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a barriga inchada é o consumo de alimentos ricos em fibras, pois eles favorecem a formação do bolo fecal, diminuindo a prisão de ventre e os gases associados a ela. Bons exemplos são aveia, muesli, farelo de trigo, alimentos integrais, frutas e verduras cruas ou cozidas em água e sal.

Além deste remédio caseiro, pode-se ainda tomar diariamente um copo de iogurte natural batido com 1/2 mamão papaya e adoçado com mel. Todos estes exemplos não tem contra-indicações e podem ser utilizados por indivíduos de todas as idades, inclusive bebês.


2 comentários:

Monica disse...

Adorei as dicas, estão de parabéns.
www.melhorshakeparaemagrecer.com.br

Regina Remedio disse...

Muito boa as dicas, gostei bastante.
Estou procurando maiores informações a respeito de barriga inchada pois aqui em casa parece que temos alguém com isso.
Achei este site bem legal também. Muitas dicas boas.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes