domingo, 30 de junho de 2013

O PODER DO ESPINAFRE

O poder nutritivo do espinafre e os benefícios para a saúde
Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça é essencial para 
formação dos ossos, dentes, construção muscular,
 
coagulação sanguínea e conservação da visão
Sempre bem-vindo e cada vez mais presente no prato dos brasileiros, pela facilidade de compra e preço acessível, o espinafre é um alimento recomendado por nutricionistas, pelas diversas substâncias nutritivas que possui.
Segundo a nutricionista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, de Curitiba, Gabrielle Macedo, o espinafre possui alto valor nutritivo; é importante fonte de vitaminas e sais minerais, além de possuir possui algumas substâncias pouco conhecidas, mas que trazem grandes benefícios para o ser humano.
Propriedades
O espinafre foi descoberto em solo asiático e é rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e possui alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, propriedades que transformam o alimento em uma fonte de nutrientes fundamental para a formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão.
Como a maioria das hortaliças de folhas verde-escuras, o espinafre é recomendado principalmente para gestantes e crianças, pois previne a anemia e a desnutrição. O alimento é indicado também para as gestantes, por ser uma importante fonte de ácido fólico.
O ácido fólico é uma vitamina que contribui diretamente para a formação do tubo neural do feto e essencial para o tratamento de certas anemias, além de contribuir para a manutenção da memória, fluência da fala e velocidade de processamento das informações.
A hortaliça também colabora para conservação da pele, proteção do aparelho digestivo e, principalmente, a manutenção do sistema nervoso, tornando-se essencial para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro.
Pesquisa
De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado, pelo nutricionista Fernando Gómez-Pinilla da Universidade da Califórnia, o espinafre faz parte de um grupo de alimentos antioxidantes responsáveis pelo melhoramento das atividades mentais do ser humano. Segundo o estudo, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. Alimentos como espinafre, nozes, castanhas, óleos vegetais, lentilha, couve-flor, aspargo e abacate começam trabalham para eliminar as substâncias em excesso, funcionando como “desenferruja dores” do cérebro.
Consumo
Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Uma porção média de espinafre cozido pesa 90g e o ideal é que um adulto consuma cinco porções semanais. Para facilitar esta ingestão, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal, de acordo com os especialistas, é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados. A hortaliça pode ser utilizada nas mais variadas receitas, leves e saborosas, como as sugeridas abaixo.
Receitas
1. Salada italiana:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
200g de espinafre (mais ou menos ½ maço);
Azeite e cebolinha verde;
Endro (aneto ou dill);
Pimenta-do-reino;
1 alface;
Suco de limão;
Sal a gosto.
Preparo:
Lave e corte a alface e o espinafre cru. Tempere com suco de limão, pimenta-do-reino, sal e azeite à vontade. Misture a salada com um pouco de cebolinha verde picada e endro. Para finalizar, acrescente o queijo parmesão ralado. 
2. Panquecas de Espinafre
Ingredientes:
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 maço de espinafre limpo;
1 colher (chá) de sal;
 2 ovos batidos.
Preparo:
Cozinhe o espinafre e, em seguida, o fatie em pequenos pedaços. Acrescente a farinha de trigo, o sal e os ovos batidos e misture até a massa ganhar liga. Frite em frigideira bem untada, usando ¼ de xícara (chá) de massa para cada panqueca, virando para que doure dos dois lados.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes