terça-feira, 13 de agosto de 2013

PÉS RACHADOS. SAIBA QUAIS AS CAUSAS.

Hoje vamos falar de uma questão não só estética mais principalmente de saúde. O assunto da vez é sobre as rachaduras nos pés. Isso mesmo. Você sabia que a falta de cuidado com as rachaduras pode levar a complicações mais sérias?

Como surgem as rachaduras nos pés?

Nossa pele é formada por três camadas a saber: a epiderme, a derme e a hipoderme, sendo a epiderme a camada externa. No caso dos pés quando esta camada é agredida por fatores externos como, por exemplo, ressecamento e atrito com calçados, a mesma tem acúmulo de queratose que é uma reação de engrossamento. Esta reação é uma defesa natural para proteção das camadas internas da pele contra os fatores externos. O problema é que decorrentes deste processo podem surgir as fissuras na pele principalmente na região do calcanhar.

Principais causas

Além dos fatores externos, outros fatores podem desencadear a formação de rachaduras nos pés por que muitos destes também contribuem para o ressecamento da epiderme. Entre os que se destacam estão:
·         Agressões químicas;
·         Alterações climáticas;
·         Andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares;
·         Consequência de psoríase;
·         Defeitos ortopédicos;
·         Diabetes;
·         Doenças vasculares;
·         Hereditariedade;
·         Idade;
·         Maus Hábitos Alimentares;
·         Micoses;
·         Obesidade;
·         Problemas hormonais;
·         Uso de meias sintéticas que contribuem para a proliferação de fungos e bactérias;

·    Uso inadequado de sapato que podem ocasionar o surgimento de bolhas, esfolamento e calosidades. Por exemplo, sapatos folgados, apertados ou sem palmilhas.

Quais são as possíveis complicações?

As rachaduras podem sangrar e às vezes atingir os nervos presentes na região da derme causando muita dor.
Caso não se tome os devidos cuidados existe a possibilidade da contaminação do local por bactérias. Isto pode contribuir para o aparecimento de doenças comuns nos membros inferiores como o a erisipela.
Portanto todo cuidado é sempre bem-vindo.

Então o que fazer para sanar este problema?

Nos casos mais graves o tratamento deve sempre ter a orientação de um dermatologista.

Em casos mais simples uma hidratação em casa pode ser indicada. Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés são os umectantes a base de vaselina e ou lanolina. Em alguns casos são usados cremes com ureia que ajudam a remover a camada de células mortas da pele.

AVISO


As informações contidas neste blog não substitui aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.





0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes