sexta-feira, 20 de setembro de 2013

FRAQUEZA, DOR MUSCULAR? SAIBA O QUE PODE TA ACONTECENDO COM VOCÊ.

Miosite é uma inflamação dos músculos que causa o seu enfraquecimento, condicionando  alguns movimentos na região afetada pela miosite, o que torna difícil fazer certas atividades como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé, caminhar ou levantar uma cadeira. A miosite pode afetar qualquer região do corpo.

Sintomas da miosite
Os sintomas da miosite incluem:
·         Fraqueza muscular;
·         Dor muscular
·         Perda de peso;
·         Febre;
·         Irritação;
·         Perda de voz ou voz anasalada.

A miosite pode ser causada por traumas como quebra de algum osso, entorse, hematoma ou lesões causadas por esforços físicos; infecções provocadas por bactérias ou vírus; doenças auto-imunes, como por exemplo lúpus, artrite reumatoide e esclerodermia ou a toma de medicamentos como estatinas, cocaína, interferão-alfa;

A miosite viral aguda é um tipo de raro da doença que torna os músculos inflamados, enfraquecidos e dolorosos. O vírus do HIV e das gripes comuns podem causar esta infecção muscular. Os sintomas deste tipo de miosite se desenvolvem rapidamente e o paciente pode inclusive ficar incapaz de sair da cama com tanta dor e fraqueza durante a infecção.

Miosite ossificante
A miosite ossificante progressiva, também chamada de fibrodisplasia ossificante progressiva, é uma doença genética rara na qual os músculos, ligamentos e tendões vão gradualmente transformar-se em osso. A ossificação dos músculos, ligamentos e tendões é provocada por traumas como quebras de osso ou lesão muscular, mas também por doenças virais, como gripe, que leva à inflamação do músculo e ossificação.

Os sintomas da miosite ossificante progressiva envolve a perda dos movimentos nas articulações afetadas pela doença, levando à incapacidade de abrir a boca, dor, surdez, dificuldades a respirar por formação de osso extra na caixa torácica e na alimentação.

O tratamento da miosite ossificante progressiva tem objetivo de diminuir os sintomas e evitar a evolução da doença e para isso os medicamentos que podem ser utilizados são os corticoides. Evitar quedas ou lesões musculares é considerado uma forma de tratamento. A miosite ossificante progressiva não tem cura.

Miosite infantil
A miosite infantil é uma doença que atinge as crianças com idades entre os 5 e 15 anos e que causa fraqueza muscular e lesões avermelhadas cutâneas provocadas pela inflamação dos músculos e inchaço dos vasos sanguíneos sobre os músculos ou pele. 

Os sintomas da miosite infantil podem ser fraqueza muscular e dor generalizada o que leva a dificuldade em subir escadas, vestir-se ou pentear cabelos, dificuldade em engolir e vermelhidão à superfície da pele nas articulações dos joelhos, cotovelos ou em redor dos olhos. Sempre que as crianças apresentem estes sintomas deve-se consultar o pediatra que encaminhará para um reumatologista. 

O tratamento da miosite infantil é o uso de medicamentos corticoides e imunossupressores, assim como prática de exercício físico para ajudar e manter força muscular.

Tratamento da miosite
Grande parte das miosites não tem cura. O tratamento da miosite pode variar de pessoa para pessoa de acordo com os sintomas que apresenta. As opções de tratamento incluem:
·         Medicamentos específicos como imunossupressores, corticoides, anti-inflamatórios ou analgésicos;
·         Terapia física e de reabilitação;
·         Exercício físico regular para manter a resistência muscular, tônus e flexibilidade.
·         O tratamento da miosite viral aguda consiste no uso de medicamentos antivirais, líquidos para evitar a desidratação, esteroides para reduzir a inflamação e um longo período de repouso.

·         O reumatologista é o melhor profissional para avaliar e tratar a miosite.

         ESTE ARTIGO SERVE APENAS COMO INFORMAÇÃO, PROCURE SEMPRE AJUDA DE PROFISSIONAL PARA ESCLARECER QUAISQUER DÚVIDA.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes