terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Ibuprofeno: para que serve, como tomar, posologia (e efeitos colaterais)

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que serve para aliviar a febre e tratar dor de cabeça, muscular e de dente, enxaqueca ou cólica menstrual, por exemplo.

Este medicamento age inibindo a produção de prostaglandinas, que são substâncias que estimulam a inflamação, a dor e a febre no corpo, e tem o início cerca de 15 a 30 minutos após a ingestão e dura entre 4 a 6 horas, podendo chegar a 8 horas.

O ibuprofeno pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma na forma de comprimidos, cápsulas moles, suspensão oral e gotas, com o nome genérico ou nomes comerciais, como Advil, Alivium, Buscofem e Ibuprotrat. No entanto, este remédio deve ser tomado somente com indicação e orientação de um médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O ibuprofeno serve para ajudar no tratamento de:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de dente;
  • Dor de garganta;
  • Dores associadas a gripes e resfriados;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores musculares e na coluna.
  • Dores após cirurgias.

Esse remédio também pode ser indicado para tratar artrite reumatoide, osteoartrite, reumatismo articular, bursite, tendinite, cotovelo de tenista, entorses, contusões e hematomas.

O ibuprofeno de 300 mg também pode ser indicado para o tratamento de dor varicosa, flebites superficiais e inflamações varicosas.

Leia também: Para que serve o ibuprofeno (e como tomar) tuasaude.com/ibuprofeno-para-que-serve

Posologia e como tomar

A posologia e forma de tomar o ibuprofeno variam conforme a idade, a condição a ser tratada e a apresentação deste remédio.

1. Ibuprofeno comprimidos

A posologia normalmente recomendada do ibuprofeno comprimidos inclui:

  • Ibuprofeno comprimido 300 mg (adultos): de 1 comprimido, 2 a 3 vezes ao dia. Se for necessário, pode-se tomar um comprimido adicional ao deitar-se. A dose total diária não pode ultrapassar 2400 mg;
  • Ibuprofeno comprimido revestido 300 mg (adultos e crianças acima de 12 anos): 1 comprimido, 2 a 3 vezes ao dia, não ultrapassando 2400 mg por dia. Na dismenorreia, tomar 1 comprimido, 2 vezes ao dia, até os sintomas sumirem;
  • Ibuprofeno comprimido 400 mg (adultos e crianças acima de 12 anos): para dor, tomar 400 mg a cada 4 a 6 horas. Para cólica menstrual, tomar 400 mg a cada 4 horas. Para artrite reumatoide, osteoartrite e outras doenças crônicas, de 1200 a 3200 mg por dia;
  • Ibuprofeno comprimido revestido 400 mg(adultos e crianças acima de 12 anos): 1 comprimido a cada 6 a 8 horas, não excedendo 2400 mg/dia, podendo chegar ao máximo de 3200 mg/dia, se for indicado pelo médico;
  • Ibuprofeno 600 mg comprimido revestido (adultos): 1 comprimido 3 ou 4 vezes ao dia. A dose pode ser diminuída ou aumentada, conforme a gravidade dos sintomas, não excedendo a dose diária total de 3200mg;

Os comprimidos do ibuprofeno devem ser tomados inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água e de preferência durante ou após as refeições, ou ainda com leite.

2. Ibuprofeno gotas

As doses normalmente recomendadas do ibuprofeno gotas são:

  • Ibuprofeno gotas 50 mg/mL: de 1 a 2 gotas/Kg de peso corporal, a cada 6 a 8 horas, com o máximo de 40 gotas por dose, para crianças a partir de 6 meses e o total diário não deve passar de 160 gotas. Em adultos, a dose indicada é de 40 a 160 gotas, até 4 vezes por dia, não ultrapassando 640 gotas por dia;
  • Ibuprofeno gotas 100 mg/mL: a dose recomendada para crianças a partir de 6 meses é de 1 gota por Kg de peso, a cada 6 a 8 horas, com a dose máxima para crianças com mais de 30 Kg de 20 gotas e a máxima por dia de 80 gotas. Em adultos, a dose indicada é de 20 a 80 gotas, até 4 vezes ao dia, não ultrapassando 320 gotas por dia;
  • Ibuprofeno gotas 200 mg/mL: para adultos, é indicado de 10 a 40 gotas, até 4 vezes por dia, não passando de 160 gotas por dia. Para crianças a partir de 6 meses, é indicado 1 gota a cada 2 quilos de peso, de 6 a 8 horas ao dia. Crianças com mais de 30Kg não devem tomar mais de 10 gotas por dose e 40 gotas por dia.

O ibuprofeno gotas pode ser usado por crianças com mais de 6 meses de idade, desde que com indicação do pediatra, para calcular a dose para a criança de acordo com o peso e a idade, de forma individualizada.

Antes de usar o ibuprofeno gotas pediátricas é importante agitar o frasco.

Leia também: Ibuprofeno gotas: para que serve, como tomar (e posologia) tuasaude.com/ibuprofeno-gotas

3. Ibuprofeno cápsula em gel

O ibuprofeno em cápsula de gel deve ser tomado com um copo de água, sem partir ou mastigar e de preferência durante ou após as refeições, ou com leite.

A posologia indicada do ibuprofeno em cápsula de 400 mg para adultos e crianças acima de 12 anos é de 1 cápsula, com intervalo mínimo de 4 a 6 horas, não excedendo o total de 3 cápsulas em um período de 24 horas.

Já a cápsula de 600 mg só é indicada para adultos, sendo indicado tomar 1 cápsula 3 ou 4 vezes ao dia. A dose pode ser diminuída ou aumentada, conforme a gravidade dos sintomas, mas não deve exceder a dose diária total de 3200mg.

4. Ibuprofeno suspensão oral

O ibuprofeno suspensão oral de 30 mg/mL deve ser tomado por via oral e a dose deve ser medida com a seringa dosadora fornecida na embalagem. É importante agitar o frasco antes de usar.

A dose indicada para crianças a partir de 6 meses deve ser calculada pelo pediatra de acordo com o peso corporal, não ultrapassando a dose máxima de 7 ml.

Já para adultos a posologia recomendada é de 7mL por dose, até 4 vezes por dia.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso do ibuprofeno são náuseas, tontura, sonolência, dor de estômago e lesões na pele, como bolhas ou manchas.

Embora seja menos comum, pode ainda ocorrer má digestão, excesso de gases, prisão de ventre, vômitos, perda de apetite, diarreia, retenção de sódio e água, dor de cabeça, irritabilidade e zumbido no ouvido.

De forma mais rara, o ibuprofeno também pode causar condições graves como:

  • Pele: alergia, dermatite esfoliativa, eritema multiforme, Necrólise Epidérmica Tóxica, Síndrome de Stevens-Johnson, eosinofilia, síndrome de DRESS, pustulose exantemática generalizada aguda, urticária, síndrome lupus-like, manchas roxas e avermelhadas e sensibilidade à luz;
  • Sistema nervoso: formigamento, depressão,ansiedade, meningite asséptica, confusão mental, alucinações, alterações de humor e insônia;
  • Sistema gastrintestinal: pele amarelada, feridas no esôfago, estômago e duodeno, hepatite medicamentosa, inflamação no pâncreas e sangramento digestivo;
  • Sistema geniturinário: insuficiência renal, morte do tecido dos rins, infecção na bexiga, sangue na urina, aumento da frequência e quantidade de urina;
  • Sangue: anemia, anemia hemolítica, pancitopenia, hipoplasia medular, trombocitopenia, leucopenia, agranulocitose e eosinofilia;
  • Visão: visão dupla, redução da capacidade visual, vermelhidão ocular e olho seco;
  • Ouvido, nariz e garganta: diminuição da capacidade de ouvir, inflamação da mucosa nasal, sangramento pelo nariz e boca seca;
  • Sistema cardiovascular: aumento de pressão arterial, infarto, arritmia cardíaca, taquicardia, palpitações, insuficiência cardíaca congestiva, AVC e vasculite;
  • Reações alérgicas graves, com sintomas como inchaço da face e pescoço, dificuldade para respirar e choque anafilático.

A dor no peito pode ser um sinal de uma reação alérgica muito grave, chamada síndrome de Kounis. Neste caso, deve-se informar ao médico e procurar um atendimento médico de emergência.

Na presença de quaisquer outros efeitos colaterais graves, também deve-se suspender imediatamente o uso do ibuprofeno e procurar um médico.

Quem não deve usar

O ibuprofeno não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula ou a outros anti-inflamatórios não esteroides.

O ibuprofeno também não deve ser usado por pessoas que apresentam asma brônquica, rinite e intolerância ao ácido acetilsalicílico.

Este remédio também não deve ser usado junto com bebidas alcoólicas e por pessoas com úlcera gastroduodenal ou sangramento gastrointestinal ou histórico de hemorragia ou perfuração gastrintestinal relacionada ao uso anterior de anti-inflamatórios.

Além disso, o ibuprofeno é contraindicado em casos de suspeita de dengue, pois pode aumentar o risco de sangramentos.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando só devem tomar o ibuprofeno com indicação e orientação médica. O uso do ibuprofeno em crianças ou idosos só deve ser feito com indicação e orientação médica.

Esse remédio não deve ser usado para dor por mais de 10 dias ou para febre por mais de 3 dias, a não ser que o médico recomende o tratamento por mais tempo. A dose recomendada também não deve ser ultrapassada.



source https://www.tuasaude.com/ibuprofeno-generico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ibuprofeno: para que serve, como tomar, posologia (e efeitos colaterais)

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que serve para aliviar a febre e tratar dor de cabeça, muscular e de dente, enxaqueca ou c...