segunda-feira, 3 de novembro de 2025

12 dicas para aumentar a libido feminina

Neurocirurgião: quem é, o que faz (e quando consultar)

O neurocirurgião é o médico especialista por diagnosticar e tratar, muitas vezes por meio de cirurgia, doenças ou lesões que afetam o sistema nervoso, incluindo tumores, aneurisma, traumatismo craniano e lesão na coluna, por exemplo.

Além das cirurgias, o neurocirurgião também avalia os sintomas neurológicos, solicita e interpreta exames de imagem e define, junto com o neurologista quando necessário, o melhor plano de tratamento para cada pessoa.

A consulta com um neurocirurgião geralmente ocorre por indicação de outro médico, como clínico geral ou neurologista, quando há sinais de que uma condição do sistema nervoso exige avaliação mais detalhada.

Imagem ilustrativa número 1

O que faz o neurocirurgião

O neurocirurgião é o médico especialista em diagnosticar e tratar doenças ou lesões no sistema nervoso, como:

  • Tumores ou cistos no cérebro ou na medula;
  • Aneurismas e fístulas;
  • Hidrocefalia;
  • Vazamento de líquido cefalorraquidiano;
  • Espinha bífida;
  • Traumatismo craniano;
  • Lesão ou compressão na coluna e nervos.

Além disso, o neurocirurgião também é indicado para tratar doenças degenerativas da coluna, que costumam causar dor persistente e limitação de movimentos, como a hérnia de disco com compressão nervosa e a estenose espinhal. Confira o tratamento da estenose lombar.

Em alguns casos, o neurocirurgião também atua no tratamento de convulsões ou doenças neurológicas resistentes a tratamentos convencionais, avaliando a possibilidade de intervenção cirúrgica, como ocorre em casos de epilepsia refratária.

[REDE_DOR_LOCALIZADOR_MEDICO]

Diferença entre neurologista e neurocirurgião

O neurologista é o médico responsável por investigar sintomas como dores de cabeça, formigamento, fraqueza, convulsões ou tremores, oferecendo diagnóstico, prescrição de medicamentos, terapias e orientações de reabilitação.

Leia também: Neurocirurgião: quem é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/neurocirurgiao

Já o neurocirurgião atua quando é necessária uma intervenção cirúrgica ou quando o tratamento clínico sozinho não é suficiente para controlar a condição.

Quando consultar

É indicado consultar o neurocirurgião em casos de:

  • Dor intensa ou persistente na cabeça, coluna ou pescoço;
  • Fraqueza súbita ou progressiva de um braço ou perna; 
  • Perda de sensibilidade ou dormência sem causa aparente;
  • Queda ou acidente envolvendo cabeça, pescoço ou coluna;
  • Alteração de fala e/ou visão dupla;
  • Desorientação, convulsão ou mudança de equilíbrio.

No entanto, a consulta com um neurocirurgião geralmente ocorre por encaminhamento de outros médicos, como clínico geral ou neurologista, quando há necessidade de uma avaliação mais detalhada.

Além disso, também é encaminhado em caso de doenças ou sintomas neurológicos já diagnosticados que não respondem ao tratamento clínico ou que evoluem para piora funcional, podendo haver indicação de cirurgia.

Neurocirurgião especialista em coluna 

O neurocirurgião especialista em coluna deve ser consultado em casos de dor crônica nas costas ou pescoço, estenose, fraturas, deformidades e compressões nervosas.

Nesses casos, o neurocirurgião utiliza tanto tratamentos clínicos quanto cirurgias, quando necessário, como o objetivo de aliviar a dor, restaurar a função e prevenir complicações, sempre avaliando se a intervenção cirúrgica é realmente necessária.



source https://www.tuasaude.com/neurocirurgiao/

Período fértil: quando é, sintomas (e como calcular)

O período fértil é o momento do ciclo da mulher em que acontece a ovulação e existem maiores chance de gravidez. Dura cerca de 6 dias e acontece cerca de 10 a 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

O período fértil pode ser identificado através de alguns sinais e sintomas, como secreção vaginal transparente, aparecimento de espinhas, aumento da temperatura corporal, dor na parte de baixo do abdômen, alterações emocionais e aumento do apetite, por exemplo.

Saber exatamente quando é o período fértil é importante para quem está tentando engravidar, pois ajuda a identificar os dias mais férteis da mulher. No entanto, não deve ser usado como método anticoncepcional natural.

Veja o vídeo a seguir e entenda melhor sobre o período fértil:

6 sintomas de período fértil

Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são:

1. Secreção vaginal transparente

A secreção vaginal transparente, semelhante à clara de ovo crua, é o primeiro sinal de que o período fértil estão chegando e, nessa fase, há liberação de um hormônio chamado estradiol, que produz mais líquido que o habitual, como se fosse um mecanismo de lubrificação que auxilia a entrada nos espermatozoides no canal vaginal.

Além de ser um sinal de período fértil, quando o muco vaginal torna-se mais fluido e transparente, os espermatozoides encontram mais facilidade para chegar ao óvulo, facilitando a fecundação.

2. Aparecimento de espinhas

O aparecimento das espinhas é comum quando o período fértil está próximo, pois nesse período a pela da mulher tende a ficar mais oleosa, favorecendo o aparecimento de pequenos cravos e espinhas, mesmo após o período da adolescência.

3. Ligeiro aumento da temperatura

O aumento da temperatura corporal acontece devido aos esforços realizados que o organismo faz para preparar-se para a fecundação. Nesse período os folículos liberam os óvulos, que aumentam a quantidade de um hormônio chamado progesterona, que é responsável pelo aumento da temperatura em 0,3 a 0,8ºC, que pode ser medida com um termômetro logo ao acordar.

4. Aumento da libido e do apetite

Esse sintoma também ocorre pelo aumento dos níveis hormonais, fazendo com que a mulher sinta-se mais atraente e com mais desejo sexual.

5. Dor no baixo ventre

A dor no baixo ventre, que é a dor na parte de baixo da barriga, mais ou menos na altura dos ovários, é um dos sintomas mais frequentes. Algumas mulheres podem sentir dores tipo cólicas que aparecem e desaparecem, o que é a indicação concreta de que está ovulando.

6. Irritação e instabilidade emocional

A variação do humor também é comum no período fértil, acontecendo principalmente devido às alterações hormonais comuns do período.

As mulheres que estão tentando engravidar mas têm dificuldade em calcular o período fértil ou não consegue identificar seus sintomas, podem optar por fazer um teste de ovulação que se compra na farmácia. Veja como funciona e como fazer o teste de ovulação.

Quando é o período fértil

O período fértil é normalmente 10 a 14 dias depois do primeiro dia da menstruação e dura cerca de 6 dias.

Consulte o ginecologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para saber mais sobre o período fértil:

[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]

Como calcular o período fértil

Para saber quando é o seu período fértil, coloque os dados na calculadora a seguir:

{CALCULADORA_PERIODO_FERTIL}

Para calcular o período fértil manualmente deve-se adicionar 14 dias ao primeiro dia da última menstruação e, depois, somar 3 dias antes e 3 dias depois, para identificar o intervalo de 6 dias, que corresponde ao período fértil.

Entenda melhor como é feito o cálculo para saber quando é o período fértil, incluindo nos casos de ciclo irregular.

Qual o dia mais fértil?

O dia mais fértil é o próprio dia da ovulação e o período 3 dias antes e 3 dias após a ovulação. Nessa fase, é mais provável de ocorrer a fecundação, caso a mulher tenha contato íntimo desprotegido, e favorecer a gravidez.

Além disso, como o óvulo após liberado pelos ovários, tem uma \"vida\" de cerca de 24 horas, no dia seguinte da ovulação também pode ser um dos dias mais férteis.



source https://www.tuasaude.com/periodo-fertil/

Erva-baleeira: para que, benefícios (e como fazer o chá)

A erva-baleeira é uma planta medicinal que pode ser indicada para ajudar no tratamento de problemas reumáticos, na cicatrização de feridas e...