terça-feira, 21 de outubro de 2025

Tylenol: para que serve, tipos e como tomar (Sinus, Bebê, Infantil e outros)

O Tylenol é um remédio que tem ação analgésica e antitérmica, sendo indicado para baixar a febre e aliviar dores leves a moderadas, como dor de cabeça, cólicas menstruais e dor de dente.

Esse medicamento contém paracetamol e pode ser indicado para adultos e crianças, sendo comercializado na forma de gotas, suspensão oral e comprimidos, com os nomes Tylenol, Tylenol Sinus e Tylenol Bebê, por exemplo.

Leia também: Paracetamol: para que serve, como tomar e quando evitar tuasaude.com/paracetamol

O Tylenol pode ser comprado em farmácias e drogarias e, embora algumas apresentações não necessitem de receita médica, é importante que esse remédio seja usado com orientação de um médico, principalmente no caso de bebês, crianças, grávidas e pessoas com problemas no fígado.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o Tylenol

O Tylenol pode ser indicado para tratar condições como:

  • Febre;
  • Dores associadas a gripes e resfriados comuns;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Dor de dente;
  • Dor nas costas;
  • Dores musculares.

O Tylenol também pode ser indicado pelo médico para tratar cólicas menstruais, dor de garganta e dores leves associadas a artrites.

Além disso, o Tylenol também ajuda a aliviar os sintomas de gripes, resfriados e sinusites, como nariz entupido, coriza e mal-estar.

Tipos e como tomar

A posologia varia conforme o tipo deste produto, incluindo:

1. Tylenol

O Tylenol simples é comercializado na forma de comprimidos revestidos, na dosagem de 500 mg e 750 mg, em embalagens contendo 10, 20 ou 100 comprimidos.

Este remédio pode ser usado por crianças acima de 12 anos e adultos.

Como tomar: é recomendado tomar 1 ou 2 comprimidos de Tylenol de 500 mg, de 3 a 4 vezes ao dia. Já o Tylenol de 750 mg deve ser tomado na dosagem de 1 comprimido, de 3 a 5 vezes ao dia.

A dose diária máxima recomendada de 4000 mg da paracetamol (8 comprimidos de 500 mg ou 5 comprimidos de 750 mg de Tylenol), em doses fracionadas e não excedendo 1000 mg por dose, em intervalos de 4 a 6 horas, dentro de 24 horas.

2. Tylenol Sinus

O Tylenol Sinus é um medicamento na forma de comprimidos revestidos contendo 500 mg de paracetamol e 30 mg de cloridrato de pseudoefedrina.

Este medicamento reduz a febre no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central, diminui a sensibilidade à dor e o congestionamento nasal.

O Tylenol Sinus pode ser usado por adultos e crianças acima de 12 anos, aliviando os sintomas de gripes, resfriados comuns e sinusites, como febre, nariz entupido, coriza, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça.

Como tomar: é recomendado tomar 2 comprimidos, com um copo de água, a cada 4 ou 6 horas, não excedendo o total de 8 comprimidos dentro de 24 horas.

Esse medicamento não deve ser usado por mais de 3 dias em casos de febre, e mais de 7 dias no caso de dor.

Os comprimidos não devem ser mastigados, partidos ou amassados, e podem ser tomados em jejum ou junto das refeições.

Leia também: Tylenol Sinus: para que serve e como tomar tuasaude.com/tylenol-sinus

3. Tylenol Bebê

O Tylenol Bebê é um remédio na forma de suspensão oral, que contém 100 mg/mL de paracetamol e sabor de frutas.

Este remédio pode ser indicado para diminuir a febre e aliviar dores leves a moderadas associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente e dor de garganta em bebês e crianças com menos de 12 anos.

O Tylenol Bebê deve ser administrado via oral, com uma seringa dosadora, que acompanha o produto. Para isso,basta agitar o frasco, preencher a seringa e colocar o líquido lentamente na boca do bebê, entre a gengiva e o lado de dentro da bochecha.

Como tomar: a dose recomendada varia entre 0,1 a 0,15 mL por kg por dose, conforme o peso corporal da criança:

  • 3 kg: 0,4 mL;
  • 5 kg: 0, 6 mL;
  • 10 kg: 1,3 mL;
  • 15 kg: 1,9 mL;
  • 20 kg: 2,5 mL.

O intervalo entre as doses deve ser de 4 a 6 horas, não excedendo 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg) em um período de 24 horas.

Para crianças com menos de 11 kg ou 2 anos, deve-se consultar o médico antes do uso deste medicamento.

4. Tylenol infantil

O Tylenol infantil, também conhecido como Tylenol criança, é um medicamento de uso oral, na forma de suspensão (32 mg/mL de paracetamol), indicada para crianças com menos de 12 anos.

Este remédio pode ser indicado pelo médico para reduzir a febre e aliviar dores leves a moderadas em gripes e resfriados comuns, dor de cabeça, dor de dente e dor de garganta.

Como tomar: a dose recomendada varia de 10 a 15 mg por kg de peso corporal por dose, que deve ser administrada a cada 4 a 6 horas, não excedendo 5 administrações em um período de 24 horas.

A dosagem a ser tomada, varia conforme o peso da criança, como a seguir:

  • Entre 11 e 15 kg: 5 mL;
  • Entre 16 e 21 Kg: 7,5 mL;
  • Entre 22 e 26 kg: 10 mL;
  • Entre 27 e 31 kg: 12,5 mL;
  • Entre 32 e 43 kg: 15 mL.

Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, a dosagem deve ser orientada pelo pediatra.

5. Tylenol gotas

O Tylenol gotas é um remédio na forma de solução que contém 200 mg/mL de paracetamol, podendo ser indicado para adultos e crianças, ajudando a aliviar dores e diminuir a febre.

Esse medicamento pode ser tomado em jejum ou junto das refeições, devendo-se virar o frasco e colocar as gotas em uma colher.

Como tomar: a dose indicada varia conforme a idade da pessoa. Para crianças com menos de 12 anos, pode ser recomendado de 1 gota por kg de peso corporal, entre 4 a 6 horas de intervalo, não excedendo 5 doses (cerca de 50-75 mg/kg) em um período de 24 horas.

Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos, é necessário consultar o pediatra antes do uso desse medicamento.

Para adultos e crianças acima de 12 anos, a indicação é de 40 a 70 gotas a cada 4 a 6 horas. A dose diária é de no máximo 4000 mg (280 gotas) por dia, administrados em doses fracionadas. Não se deve exceder a dose de 1000 mg/dose (70 gotas) no intervalo de 4 a 6 horas, no período de 24 horas.

6. Tylenol DC múltiplas dores

O Tylenol DC múltiplas dores é um medicamento na forma de comprimido que contém 500 mg de paracetamol e 65 mg de cafeína, princípios ativos que têm ação analgésica, antitérmica e estimulante.

Este remédio pode ser usado por adultos e crianças acima de 12 anos, sendo indicado para aliviar dor de dente, dor de cabeça, dor nas costas, dor muscular, dores associadas a artrites e cólica menstrual. Além disso, esse remédio também ajuda a aliviar a febre.

Como tomar: é recomendado tomar de 1 a 2 comprimidos, com um copo de água, a cada 4 ou 6 horas, não excedendo o total de 8 comprimidos dentro de 24 horas, em doses fracionadas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso do Tylenol incluem náusea, boca seca, tontura, insônia, nervosismo

Embora seja raro, o Tylenol também pode causar:

  • Palpitações, taquicardia, pressão alta, arritmia e/ou infarto;
  • Urticária, coceira, vermelhidão e erupções cutâneas;
  • Ansiedade, euforia, agitação, alucinação;
  • AVC;
  • Tremor;
  • Sonolência;
  • Dor abdominal, diarreia, vômitos, colite isquêmica ou infarto intestinal;
  • Dificuldade para urinar ou retenção urinária;
  • Síndrome de Encefalopatia Posterior Reversível e Síndrome de Vasoconstrição Cerebral Reversível.

Esse medicamento também pode causar reações alérgicas graves, onde os sintomas podem incluir vermelhidão na pele, bolhas e erupções cutâneas, falta de ar. Nestes casos, deve-se interromper o uso do remédio e procurar ajuda médica imediatamente.

O uso de doses excessivas ou maiores que as recomendadas, também pode causar danos graves no fígado e hepatite medicamentosa. Entenda o que é hepatite medicamentosa e como identificar.

Quem não deve usar

O Tylenol não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes do medicamento.

Já o Tylenol em comprimidos e o Tylenol DC não devem ser usados por crianças.

Pessoas com pressão alta grave ou não controlada, ou insuficiência renal grave súbita ou crônica, não devem usar o Tylenol Sinus.

Além disso, pessoas que estejam usando outros medicamentos, devem consultar o médico antes de usar o Tylenol. Isso porque alguns remédios podem ter seu efeito aumentado ou reduzido pelo Tylenol.

É importante também não usar dois medicamentos que contenham paracetamol ao mesmo tempo.

Dúvidas comuns sobre o Tylenol

Algumas dúvidas sobre o Tylenol são:

1. Grávida pode tomar Tylenol?

A Grávida pode tomar o Tylenol que contém apenas paracetamol, mas desde que seja de forma orientada pelo obstetra e na menor dose possível, sendo aconselhado o máximo 1000 mg por dia.

Já o Tylenol Sinus só deve ser tomado após uma avaliação do médico sobre os riscos e benefícios para a mulher e o bebê.

Leia também: Grávida pode tomar paracetamol? tuasaude.com/paracetamol-na-gravidez

2. Pode tomar Tylenol com dengue?

O Tylenol simples, contendo apenas paracetamol, pode ser tomado com dengue, conforme a indicação do médico.

Assim, esse remédio pode ajudar a aliviar sintomas comuns dessa doença, como febre, dor no corpo e dor de cabeça, por exemplo.

3. Tylenol tem dipirona?

O tylenol não tem dipirona na sua composição. Esse medicamento é composto por paracetamol, de forma isolada, ou associado a outras substâncias, como cafeína e cloridrato de pseudoefedrina.

4. Tylenol é paracetamol?

Sim, o Tylenol é o nome comercial de um medicamento que contém o paracetamol como principal princípio ativo.

5. Tylenol dá sono?

Embora seja muito raro, o Tylenol Sinus pode dar sono, mas principalmente quando tomado em doses acima das recomendadas.

Já os outros tipos de Tylenol não estão relacionados com o sono como um possível efeito colateral.

6. Tylenol é anti-inflamatório?

Não, o Tylenol não é classificado com um remédio anti-inflamatório. Isso porque o paracetamol é uma substância com ação analgésica e antitérmica apenas.



source https://www.tuasaude.com/paracetamol-tylenol/

Vacina da catapora (varicela): quando é indicada, doses e efeitos colaterais

A vacina contra a catapora é indicada para prevenir o desenvolvimento da catapora, protegendo a pessoa contra o vírus da varicela-zoster ou para evitar o agravamento da doença.

Esta vacina contém o vírus da varicela-zoster atenuado, ou seja, contém o vírus vivo enfraquecido, mas que não é capaz de causar a doença, apenas estimula o organismo a produzir anticorpos contra o vírus, deixando a pessoa imune à doença.

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção contagiosa que, embora seja uma doença leve em crianças saudáveis, pode ser grave em adultos e levar a complicações principalmente em pessoas com um sistema imunológico enfraquecido. Veja como a catapora é transmitida e os principais sintomas.

Imagem ilustrativa número 2

Quando é indicada

A vacina da catapora é indicada para:

  • Todas as crianças a partir de 12 meses, como vacinação de rotina;
  • Crianças a partir de 9 meses, em situações de surtos epidemiológicos;
  • Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis e que não tiveram catapora;

A vacina da catapora está disponível gratuitamente pelo SUS nos postos de saúde, fazendo parte do calendário de vacinação da criança, mas também está disponível em clínicas de vacinação particulares.

Leia também: Calendário de vacinação do bebê 2025: do nascimento aos 4 anos tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-do-bebe

Adulto pode tomar vacina contra catapora?

Sim, o adulto pode tomar a vacina contra a catapora, que está disponível em clínicas de vacinação particular. A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda esta vacina para todos os adultos que não tiveram catapora.

De forma gratuita, a vacina contra a catapora para adultos é oferecida de pelo SUS somente para indígenas e trabalhadores de saúde, que não tiveram a doença.

Tipos de vacina contra catapora

Existem dois tipos de vacina contra catapora que são:

1. Vacina da varicela

A vacina da varicela (catapora) contém apenas o vírus da varicela-zoster atenuado, ou seja, o vírus vivo inativo, que é capaz de estimular o sistema imune a produzir anticorpos contra a doença, mas não causa a catapora.

Essa vacina é indicada somente a partir dos 12 meses de idade, podendo também ser tomada por adolescentes e adultos.

Geralmente, a vacina da varicela é tomada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (SCR) que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Por esse motivo, a aplicação das duas vacinas pode ser substituída por uma dose da vacina SCR-V, caso tenha no posto de saúde.

Leia também: Calendário de vacinação de 4 a 19 anos (2025) tuasaude.com/calendario-de-vacinacao-dos-4-aos-10-anos

2. Vacina SCR-V

A vacina SCR-V, também conhecida como vacina tetraviral ou vacina tetravalente, também é uma vacina atenuada, mas que contém 4 vírus, do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Essa vacina pode ser aplicada a partir dos 12 meses de idade e até os 12 anos.

Geralmente, a vacina SCR-V é utilizada pelo SUS dos 15 aos 24 meses, como segunda dose da vacina da varicela e da vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola).

Doses da vacina contra catapora

A vacina contra catapora deve ser aplicada conforme o calendário de vacinação que inclui:

Doses da vacina contra catapora Idade
1ª dose  12 meses de idade
2ª dose  entre 15 e 24 meses, com um intervalo mínimo de três meses após a 1ª dose.

A vacina contra catapora (varicela) pode ser tomada junto com a vacina tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), em seringas separadas e aplicadas em dois locais diferentes, ou pode-se tomar a vacina tetraviral (SCR-V) que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Em regiões com surto de catapora, a vacina da catapora pode ser utilizada a partir dos 9 meses de idade, em 2 doses, com um intervalo mínimo de 6 semanas entre as doses.

No entanto, mesmo que o bebê tenha tomado uma dose da vacina da varicela antes dos 12 meses de vida, é necessário seguir o esquema do calendário de vacinação, tomando a 1ª e a 2ª dose da vacina da varicela normalmente.

Doses para adolescentes

Para adolescentes até os 12 anos, deve-se seguir o esquema de 2 doses com a vacina da varicela ou a vacina SCR-V, com um intervalo mínimo de 3 meses entre as doses.

A partir dos 13 anos, é recomendada 2 doses da vacina da varicela, com um intervalo de 4 a 8 semanas entre as doses.

A vacina tetraviral não deve ser administrada em crianças maiores de 12 anos.

Crianças que já tiveram catapora necessitam ser vacinadas?

As crianças que foram infectadas pelo vírus da varicela e que desenvolveram catapora, já se encontram imunes contra a doença, por isso não precisam de receber a vacina.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da vacina contra a catapora são febre acima 39,5°C medida no reto ou acima de 39°C medida por vira oral ou na axila.

Outros efeitos colaterais comuns são dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção.

Além disso, podem surgir náuseas, vômitos, infecções do trato respiratório superior, irritabilidade ou aparecimento de bolhas semelhantes à varicela entre 5 e 26 dias após a vacinação.

Quem não deve receber a vacina

A vacina contra a catapora não deve ser usada nas seguintes situações:

  • Alergia a qualquer componente da vacina;
  • Histórico de reação anafilática à neomicina;
  • Sistema imunológico enfraquecido ou tratamento com imunossupressores;
  • Imunodeficiência primária ou adquirida;
  • Leucemias, linfomas ou outros cânceres que afetem a medula óssea ou o sistema linfático;
  • Tuberculose ativa não tratada;
  • Intolerância hereditária à frutose, no caso da vacina SCR-V;
  • Doença febril ativa com febre maior que 38,5 ºC;
  • Mulheres grávidas.

Além disso, mulheres que desejam engravidar, mas que tenham recebido a vacina da catapora, devem evitar a gravidez durante o período de 3 meses após a vacinação. Já para a vacina SCR-V, a gravidez deve ser evitada por um mês após a vacinação.

Essa vacina deve ser usada com cautela e somente com indicação médica em pessoas que utilizam diariamente o ácido acetilsalicílico. Não se deve dar AAS ou Aspirina à crianças pois pode causar síndrome de Reye.

Leia também: Síndrome de Reye: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sindrome-de-reye

source https://www.tuasaude.com/vacina-contra-a-catapora/

Tylenol: para que serve, tipos e como tomar (Sinus, Bebê, Infantil e outros)

O Tylenol é um remédio que tem ação analgésica e antitérmica, sendo indicado para baixar a febre e aliviar dores leves a moderadas, como dor...