quarta-feira, 10 de julho de 2013

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DOS FRUTOS DO MAR PARA SUA SAÚDE

Peixes, camarões, siris, lulas e outros fazem muito bem à dieta
Os efeitos benéficos dos frutos do mar para a saúde são largamente conhecidos. Sabe-se que peixes, camarões, siris, lulas, polvos, ostras, mariscos e mexilhões fortalecem o sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol, previnem contra a demência, evitam o diabetes, diminuem as chances de depressão, ajudam na formação dos músculos e protegem contra doenças cardiovasculares. Mas, para desfrutar dessas vantagens por completo e evitar estragar a dieta, é preciso tomar alguns cuidados. 


Começando pelos peixes, é importante destacar que a forma de preparação influencia muito na quantidade de calorias que esse alimento vai adicionar ao cardápio diário. "O ideal é o consumo de grelhados ou assados, de preferência acompanhados de molhos leves, arroz, purês e vegetais", aconselha a nutricionista Fabiana Honda. Quando frito, o peixe transforma-se em item muito gorduroso e perde o status de protetor do cérebro e do coração. 
Consumidos crus, na forma dos sashimis, os peixes preservam a totalidade dos nutrientes. "As vitaminas lipossolúveis (A, D e E) presentes no atum e no salmão resistem bem ao calor. Entretanto, a exposição às altas temperaturas pode reduzir as propriedades do ômega 3", explica a nutricionista da PB Consultoria Patrícia Bertolucci. 


O ômega 3, por sinal, é a grande estrela quando se trata das maravilhas vindas do mar. Esse tipo de ácido graxo, encontrado principalmente nos habitantes de água fria, como salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta, promove uma faxina geral nas artérias. Além disso, faz o coração bater forte porque aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL). E ainda diminui o índice de triglicérides e a pressão sanguínea, prevenindo contra aterosclerose, infarto e derrame. 


"Vale ressaltar que sardinha e atum em lata também são boas opções. Pesquisadores da Escola Paulista da Medicina avaliaram que as sardinhas em conserva disponíveis no nosso mercado demonstraram um conteúdo de ômega-3 bem satisfatório", afirma o neurologista Ricardo Teixeira. 
Para se beneficiar, é necessário consumir peixes em boas porções. O cardiologista Michael Burr constatou, no Centro de Pesquisas Médicas de Cardiff, no País de Gales, que vítimas de ataques cardíacos aumentaram as chances de evitar novos problemas em 29%, passando a comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Portanto, agende a presença desse alimento no seu cardápio semanal
Outros frutos do mar 

Antes de escolher quais delícias saborear, fique atenta às informações nutricionais de cada fruto do mar. No quesito quantidade de calorias, considerando 100g dos alimentos crus, os campeões são a lagosta (112 kcal), o siri (107 kcal) e o camarão (106 kcal). 


Os menos calóricos são a ostra (59 kcal), o marisco (74 kcal) e o polvo (82 kcal). Todos os frutos do mar, em especial a lagosta, o camarão e o siri, são ricos em proteínas. A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, explica que elas são fundamentais para o nosso corpo, pois oferecem aminoácidos, que ajudam a construir novos tecidos, como o muscular. Além disso, formam enzimas, hormônios e anticorpos. 
Outro integrante saudável desses alimentos são as chamadas gorduras boas. Os destaques vão para o siri, o mexilhão e o camarão. Por outro lado, o colesterol está presente nos frutos do mar e precisa ser controlado. Segundo Roberta, em altas quantidades, a substância está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os campeões na oferta são lula e camarão. Já a ostra entra em cena com uma baixa quantidade da gordura, seguida do mexilhão e do marisco.

>>>> GOSTOU DESSE ARTIGO?? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS<<<<

>>>> OU SE PREFERIR, DEIXE UM COMETÁRIO<<<

DIAS DE FRIO AUMENTAM DORES NO CORPO E RISCO DE DOENÇAS MAIS GRAVES

Temperatura baixa deixa os vasos sanguíneos mais contraídos. Para prevenir doenças e dores no corpo, exercício físico é a melhor solução.

As temperaturas baixas desta época do ano prejudicam o corpo, aumentam as dores e o risco de doenças mais graves, como infarto e derrame, porque os vasos sanguíneos ficam mais contraídos. Para evitar complicações na saúde, mesmo com o frio, é importante não abandonar a vida saudável e praticar atividades físicas regulares.

O professor de educação física, Eduardo Neto, conta a principal queixa das pessoas durante o inverno: “Principalmente aquelas dores de origem reumática, porque a musculatura do tecido fica mais sensível e aí piora o quadro por causa do frio”.

O sangue circula no corpo de maneira diferente no verão e no inverno. No calor, os vasos dilatam, ou seja, se abrem mais e, no frio, ao contrário, eles se contraem para reter o calor. É aí que está o perigo. “Aumenta o risco de enfarte e de derrame, porque o coração está trabalhando mais. A estatística dá um total de 20% a 30% de aumento nesta época de frio”, explica o cirurgião vascular Carlos Eduardo Virgini.

O comerciante Luiz Eduardo Leal Alves sentia fortes dores nas pernas, principalmente quando ia para a região serrana do Rio de Janeiro, onde o frio é mais intenso. “O frio me incomodava muito. Me incomodava e eu não andava nem 300 metros, já parava e tinha que ficar sentado e não adiantava colocar as pernas pra cima”, conta.

A orientação dos médicos é praticar exercícios, pelo menos, por meia hora por dia. Veja no vídeo acima dicas de exercícios para evitar dores. Além disso, é preciso vencer algumas tentações do inverno: comidas mais gordurosas e o maior consumo de bebidas alcoólicas. "Isso, na verdade, são fatores de risco que a gente controla ao longo da nossa vida para se manter saudável, não só no frio, no calor também", orienta o médico.

>>>> GOSTOU DESSE ARTIGO?? COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS<<<<
>>>> OU SE PREFERIR, DEIXE UM COMETÁRIO<<<

OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ PARA A SAÚDE

O açaí é uma fruta tipicamente brasileira e de grande importância econômica no nosso país. É o fruto do açaizeiro, uma palmeira que cresce nas florestas tropicais da Amazônia do Brasil. 

Seu consumo é feito de diferentes formas, de acordo com a região. Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumi-lo, é com farinha de mandioca ou tapioca. Entre os paraenses, é comum o consumo com camarão ou peixe salgado. Nas demais regiões do Brasil, o açaí é preparado da polpa congelada, batida com xarope de guaraná, ficando com uma consistência parecida com a de um sorvete e, geralmente, é acompanhado de frutas como banana ou morango, e granola. 

Açaí x saúde do coração

Um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia, o açaí é rico em ácido oleico, um tipo de gordura poliinsaturada, que auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol e pressão arterial e previne aterosclerose. Seu consumo está associado à prevenção de doenças cardiovasculares. 

Açaí x energia

Altamente energética, e rica em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio, é uma fruta que fornece mais energia e disposição ao corpo, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.

Açaí x doenças crônicas

Sua coloração roxa é devido à antocianina, um pigmento natural, pertencente à família dos flavonoides, responsável por seu poder antioxidante, conferindo à fruta a capacidade de combater e neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo contra doenças cardiovasculares e circulatórias, câncer, diabetes e Alzheimer. 

Algumas pesquisas mais recentes mostram a relação dos compostos fitoquímicos do açaí no tratamento contra infecção por Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, e na indução da apoptose, podendo, ser um agente eficaz na prevenção do desenvolvimento do câncer gástrico.

Açaí x pele

Devido à sua composição, rica em ácidos graxos insaturados e antioxidantes, o açaí pode auxiliar no tratamento de problemas de pele, relacionados à fatores inflamatórios, como acne, dermatite atópica e nos tratamentos anti aging. 

Os antioxidantes presentes no açaí podem melhorar a aparência de peles com manchas e reduzir rugas faciais. Seu consumo auxilia no retardo do envelhecimento, promove uma pele mais saudável e com aparência mais jovem. 

Vale lembrar que apesar de todos os benefícios à saúde, o açaí é uma fruta de alto valor calórico. Portanto, deve ser consumido com moderação. 

Aproveite o verão e inclua o açaí em seu cardápio!!!

Farinha de aveia: 8 benefícios e como usar (com receitas)

A farinha de aveia oferece muitos benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol "ruim", ajudar a emagrecer, manter a saúde d...