segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VOCÊ TEM IDOSO EM CASA? SAIBA QUAIS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EVITAR ACIDENTES

Algumas adaptações devem ser feitas na casa do idoso para eliminar os perigos que podem causar quedas. Para ter um ambiente mais seguro dentro e fora da casa, as adaptações indicadas devem ser as seguintes:

Ter ambientes espaçosos, deixando sempre os caminhos livres;
·         As janelas devem ser amplas e as cortinas claras, para que entre o máximo de luz natural;
·         Evitar maçanetas redondas para ser mais fácil abrir as portas;
·         Retirar tapetes do chão;
·         Guardar itens pessoais e objetos mais utilizados em locais de fácil acesso;
·         Dar preferência aos móveis sem quina;
·         Prender tacos soltos e bordas soltas de carpetes;
·         Não encerar pisos, nem deixar nada molhado no chão;
·         Dar preferência aos pisos antiderrapantes;
·         Substituir ou consertar móveis instáveis;
·         Evitar cadeiras muito baixas e camas muito altas.
·         Em relação à iluminação, escadas, banheiros e ambiente externo da casa, é necessário ter especial atenção aos seguintes aspectos:

Iluminação
·         a iluminação, evitando lâmpadas muito brilhantes, especialmente à noite e Melhorar no caminho para o banheiro;
·         Acesso fácil: pode-se deixar uma luz sempre acesa ou optar por abajures que acendam com um toque.
·         Escadas
·         Colocar corrimão firme, dos dois lados, começando sempre antes da escada e terminando um pouco depois;
·         Colocar faixa de cor contrastante na borda dos degraus;
·         Os degraus não devem ser muito altos, tendo sempre a mesma altura.

Banheiro
·         Instalar barras de apoio na banheira, chuveiro e vaso sanitário;
·         Elevar a altura do vaso sanitário através de assentos removíveis;
·         Adaptar na parede uma cadeira para tomar banho;
·         Evitar objetos de vidro e muitos espelhos.
·         É fundamental salientar que o banheiro deve estar sempre no primeiro andar da casa para evitar subir e descer escadas, principalmente à noite.

Ambiente externo da casa
·         Consertar calçadas e degraus quebrados;
·         Limpar caminhos e remover entulhos;
·         Substituir escadas por rampas com corrimão;
·         Retirar fios elétricos em locais de passagem.
É importante realçar que todas essas medidas sugeridas são uma forma de prevenção, tornando a casa do idoso mais segura, com todos os ambientes montados de acordo com as suas possíveis limitações.

>>>> COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS<<<<

SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Caótica!!É assim que se encontra a saúde no estado do Rio Grande do Norte. Funcionários em greve, falta de materiais hospitalares, falta de condições de trabalho e FALTA DE VERGONHA NA CARA POR PARTE DOS POLÍTICOS!!!

Pacientes que fazem cirurgias cardíacas ficam horas com o tórax aberto esperando a chegada do fio de sutura porque o hospital não disponibiliza, então tem que se buscar em outros hospitais.

Em Natal o município é obrigado a aplicar 16% do orçamento geral na saúde. Além de ser insuficiente, medicamentos são comprados próximo de expirar o prazo de validade e estocados sem as mínimas condições. O resultado, todos sabemos: prejuízos astronômicos e, lá vem a outra praga, contratar, sem licitação, empresa para assessorar como devem ser guardados os fármacos. Todo o mundo sabe que é ao abrigo da luz, da umidade e em temperatura amena. Além disso, a compra deve ser racional e longe do vencimento do prazo de validade.

O prefeito decretou estado de calamidade pública e autorizou a contratação direta de profissionais nos serviços públicos de saúde e dispensa de licitação os contratos para aquisição de bens, prestação de serviços e de obras de manutenção, desde que possam ser concluídas no prazo de 180 dias.

Os hospitais públicos de Natal, tipo Walfredo Gurgel, Santa Catarina, João Machado, estão superlotados, faltam materiais e medicamentos e não oferecem as mínimas condições de trabalho. As equipes médicas, muito mal remuneradas, não dispõem da mais elementar infra-estrutura. Os corredores vivem lotados de pacientes. Existem até farmácias se instalando em torno desses hospitais para vender remédios que estão faltando.

“Os vinte e dois hospitais regionais do interior do estado, por se encontrarem em situação ainda pior, mandam os pacientes para a capital. A sobrecarga se acentua, falta tudo, está instalado o caos. Os que precisam de exames laboratoriais mais simples enfrentam filas, usam as próprias economias e acabam resolvendo o problema”.               Armando Negreiros, Presidente da Comissão de Saúde da OAB/RN.

*


HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO – Sofre com falta de água.

* HOSPITAL DEOCLÉCIO MARQUES LUCECA - Cirurgias estão deixando de ser realizadas por falta de roupas limpas. A terceirização dos serviços de lavanderia está irregular há dois meses, devido pendências no contrato firmado entre a Sesap e a Lavanderia Sol.

* Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel/ Pronto Socorro Clóvis Sarinho – Sofre com falta de material hospitalar, medicamentos e profissionais.

* HOSPITAL JOSÉ PEDRO BEZERRA – SANTA CATARINA – Sofre com calor, ar condicionado quebrados, superlotação.


* HOSPITAL PEDIÁTRICO MARIA ALICE FERNANDES – Falta leitos na UTI, dos dez leitos da UTI pediátrica, cinco estão ocupados por “moradores de UTI”.

>>> COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NAS REDES SOCIAIS<<<

Farinha de aveia: 8 benefícios e como usar (com receitas)

A farinha de aveia oferece muitos benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol "ruim", ajudar a emagrecer, manter a saúde d...