sábado, 20 de julho de 2013

ODEIA ACADEMIA? TENTE ISTO!

Solidárias com o pavor que você sente ao entrar numa sala de ginástica, pinçamos seis opções menos entediantes que musculação e esteira – mas tão ou mais eficientes que elas – para deixar seu corpo em dia
Esta postagem é para você que já se matriculou na academia uma dezena de vezes sem – confesse – nunca se animar a frequentá-la. E para você que se entendia em cinco minutos de esteira. Enfim, é também para você que, a despeito disso tudo, precisa encontrar uma maneira de manter a saúde e a dignidade corporal. Aqui, listamos as maneiras mais eficientes de emagrecer e enrijecer os músculos sem morrer de tédio nem fazer mudanças drásticas na rotina. Tudo segundo a lei do mínimo esforço.


1. Malhe com a vassoura
Não, a dica não é varrer a casa todo dia – embora essa não seja uma má idéia, já que a função queima 200 calorias por hora. A missão aqui é fortalecer o abdome com a vassoura em mãos. Primeiro, deite de barriga para cima com os joelhos flexionados, segure o cabo da vassoura acima da cabeça e faça 20 repetições de abdominais em quatro séries. Nos intervalos, mantenha-se por dez segundos segurando o bastão com o tronco levantado. “Esse esforço extra turbina a definição do abdome porque faz você contrair bem mais os músculos”, diz Fernando Ribeiro, treinador físico da core 360, de SP. Faça a atividade três vezes na semana.

2. Vá de escada. Sempre
Trocar o elevador pelas escadas é a mais batida das estratégias para se movimentar sem
pagar nada, certo? Então por que você ainda não faz isso? A cada lance que se sobe (12 degraus), queima-se 15 calorias. Se você trabalha no 8º andar, por exemplo, ativa o metabolismo e queima 120 calorias numa subida! E, como após uma atividade física de esforço moderado o corpo mantém o gastocalórico por algumas horas, continua emagrecendo mesmo plantada em frente ao computador. Experimente ainda subir a escada de dois em dois degraus para deixar abdome e glúteos mais firmes.

3. Defina as pernas em solamente 10 minutos
Optar pela execução de exercícios físicos em circuito e sem descanso é a saída para quem tem pouco tempo, mas precisa dar um up nas pernas e no bumbum. A modalidade favorece a queima de gordura e turbina o tônus muscular. “Porém é importante mudar os exercícios após 45 dias, já que o corpo se acostuma com os estímulos”, explica o personal trainer paulistano Flávio Settanni. Abaixo, um bom começo: uma série de dez minutinhos superfácil. Para potencializar o gasto calórico, acrescente 15 minutos de caminhada antes e depois.

4. Roube o videogame dele
Em vez de disputar a atenção com o videogame, que tal usar o equipamento eletrônico preferido do seu namorado como aliado na malhação? Se ele dispõe de um Xbox ou de um Nintendo Wii, você pode fazer exercícios aeróbicos por meio dos jogos de fitness – tem games que ensinam a dançar zumba, a praticar os movimentos do pilates e até a simular uma corrida. Pratique as aulas de 50 minutos por, no mínimo, três vezes por semana para melhorar a capacidade respiratória e ver a cintura diminuir (em torno de 400 calorias se vão em apenas uma hora).

5. Emagreça no pula-pula
Se te apetece a idéia de malhar dentro de casa, mas você não se contenta em queimar poucas calorias, o Kangoo Jumps pode ser um bom investimento. Trata-se de um par de botas (tipo patins) com arcos de mola na sola à venda em grandes lojas de esporte (custa em torno de R$ 700). Por amortecer em 80% o impacto das articulações durante o pula-pula, exige mais do corpo e queima até 600 calorias por hora. O item permite ainda o
fortalecimento dos membros inferiores e melhora o aspecto da celulite por estimular a circulação sanguínea e reduzir a inflamação do tecido adiposo.
 
6. Dê uma geral no corpo em dois movimentos
Para deixar o corpo todo mais firme, nada como caprichar nos exercícios de resistência muscular – aqueles que trabalham com a força do próprio corpo. Abaixo, ensinamos dois movimentos hipereficientes e zero complicados para serem feitos três vezes na semana, em dias intercalados, em cinco séries de 20 repetições cada. O que eles têm de especial? Trabalhar vários grupos musculares, mas com um bem-vindo foco nos braços e no tronco. Após dois meses de dedicação, já dá para notar o resultado no espelho.

A. Múltipla ação
“O agachamento combinado com socos atua na musculatura de membros inferiores, quadríceps, posteriores da coxa e glúteos, além dos braços”, explica o diretor da Bodytech, Dudu Netto. Faça os movimentos devagar se quiser exigir mais dos músculos.

 B. Força e definição

Flexões de braços trabalham os bíceps (o músculo saliente do Popeye, sabe?) e a região peitoral. A repetição do exercício faz com que o corpo esteja alinhado e contraído todo o tempo, exigindo tanto o esforço da musculatura do abdome quanto das pernas. Bom, né?

SINUSITE, VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

O que é Sinusite?
Sinônimos: Infecção dos seios nasais
A sinusite se refere à inflamação dos seios nasais que ocorre com uma infecção viral, bacteriana ou fúngica.

Causas
Os seios nasais são espaços cheios de ar no crânio (atrás da testa, do osso nasal, das bochechas e dos olhos) que são revestidos de membranas mucosas. Os seios nasais saudáveis não contêm bactérias nem outros germes. Normalmente, o muco consegue ser drenado e o ar pode circular.
Quando as aberturas dos seios nasais se bloqueiam ou há muito acúmulo de muco, as bactérias e outros germes podem crescer com mais facilidade.

A sinusite pode ocorrer por uma dessas doenças:
Os pequenos cílios dos seios nasais, que ajudam o muco a sair, não funcionam corretamente devido a algumas doenças.
Resfriados e alergias podem aumentar a produção de muco ou bloquear a abertura dos seios.
Um desvio de septo, um osteófito nasal ou pólipos nasais podem bloquear a abertura dos seios nasais.

A sinusite pode ser:

Aguda - os sintomas duram até 4 semanas

Subaguda - os sintomas duram de 4 a 12 semanas

rônica - os sintomas duram 3 meses ou mais
A sinusite aguda geralmente é causada por uma infecção bacteriana nos seios nasais resultante de uma infecção do trato respiratório superior. A sinusite crônica se refere ao inchaço e a inflamação a longo prazo dos seios nasais, que podem ser causados por bactérias ou fungos.
As seguintes circunstâncias podem aumentar o risco de você ou seu filho desenvolverem sinusite:
*Rinite alérgica ou febre do feno
*Fibrose cística
*Creche
*Doenças que impedem que os cílios se movam adequadamente, como a síndrome de Kartagener ou a síndrome dos cílios imóveis.
*Alterações de altitude (voar ou mergulhar)
*Adenóides aumentadas
*Fumar
*Infecções odontológicas (raro)
*Sistema imunológico debilitado por HIV ou quimioterapia

Exames
O médico examinará você ou seu filho da seguinte maneira:

Procurando sinais de pólipos no nariz
Acendendo uma luz contra os seios nasais (transiluminação) para detectar sinais de inflamação
Apalpando a zona dos seios nasais para encontrar a infecção
Os raios X normais dos seios não são muito precisos para diagnosticar a sinusite.
Visualizar os seios através de um endoscópio de fibra óptica (exame denominado endoscopia nasal ou rinoscopia) pode ajudar a diagnosticar a sinusite. Isso geralmente é feito por médicos especializados em problemas de ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologistas).
Contudo, esses exames não são muito precisos para detectar a sinusite.
Uma tomografia computadorizada dos seios também pode ser usada para ajudar a diagnosticar a sinusite ou avaliar a anatomia dos seios para determinar se a cirurgia pode ser benéfica. Se há suspeitas de que a sinusite envolva um tumor ou uma infecção fúngica, pode ser necessária uma ressonância magnética.
Se você ou seu filho tiver sinusite crônica ou recorrente, poderão ser feitos outros exames como:
Teste de alergia
Exames de sangue de HIV ou outros exames para detectar uma baixa função imune
Teste da função ciliar
Citologia nasal
Exames de cloro no suor para detectar fibrose cística

Sintomas de Sinusite

*Os sintomas clássicos da sinusite aguda em adultos, em geral, seguem um resfriado que não melhora ou que piora depois de 5 a 7 dias dos sintomas. Os sintomas da sinusite incluem:
*Mau hálito ou perda do olfato
*Tosse, muitas vezes pior durante a noite
*Fadiga e mal-estar generalizado
*Febre
*Dor de cabeça - dor como pressão, dor atrás dos olhos, dor de dente ou sensibilidade facial
*Congestão nasal e secreção
*Dor de garganta e gotejamento pós-nasal

Tratamento de Sinusite
Autocuidado
Experimente as seguintes medidas para ajudar a reduzir a congestão em seus seios nasais:
Aplique um pano úmido e quente no rosto várias vezes ao dia.
Beba muito líquido para diluir o muco.
Inale vapor de 2 a 4 vezes por dia (por exemplo, sentado no banheiro com o chuveiro ligado).
Use spray com solução salina no nariz várias vezes ao dia.

Use um umidificador.


Medicamentos e outros tratamentos para sinusite

Em geral, não são necessários antibióticos para a sinusite aguda. A maior parte dessas infecções desaparece sozinha. Mesmo quando os antibióticos ajudam, eles podem simplesmente reduzir um pouco a duração da crise de sinusite. Os antibióticos podem ser receitados antes para:
Crianças com secreções nasais, possivelmente com tosse, que não melhoram depois de 2 ou 3 semanas
Febre de mais de 39 °C
Dor de cabeça ou dor no rosto
Inchaço severo ao redor dos olhos
A sinusite aguda deve ser tratada durante 10 a 14 dias. A sinusite crônica deve ser tratada durante 3 a 4 semanas. Algumas pessoas com sinusite crônica podem necessitar de medicamentos especiais para tratar infecções fúngicas.
Em algum momento, o médico vai considerar outros medicamentos com receita, mais exames ou o encaminhamento para um otorrinolaringologista ou especialista em alergias.

Farinha de aveia: 8 benefícios e como usar (com receitas)

A farinha de aveia oferece muitos benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol "ruim", ajudar a emagrecer, manter a saúde d...