Emendar a cartela do anticoncepcional não faz mal à saúde e não interfere na fertilidade, podendo ser utilizada na redução da TPM e no controle doa sintomas da endometriose.
No entanto, quem deseja suspender a menstruação de forma contínua deve optar por anticoncepcionais específicos, o que ajuda a reduzir possíveis efeitos como sangramento de escape, inchaço e alterações de humor.
Leia também: 11 efeitos colaterais do anticoncepcional (e o que fazer) tuasaude.com/7-efeitos-colaterais-mais-comuns-da-pilula-anticoncepcionalPor isso, é indicado que o ginecologista seja consultado, para avaliar o histórico de saúde de cada mulher e orientar o anticoncepcional mais adequado, garantindo segurança e eficácia no uso.

Quando emendar a cartela de anticoncepcional
A emenda da cartela de anticoncepcional pode ocorrer em situações para:
- Evitar a menstruação, especialmente durante viagens ou eventos importantes;
- Aliviar os sintomas da TPM;
- Reduzir os sintomas da endometriose.
No entanto, nem todos os anticoncepcionais são adequados para uso contínuo. Alguns foram formulados para imitarem o ciclo menstrual natural, permitindo um intervalo sem hormônios e a chamada “limpeza” do útero. Conheça as pílulas de uso contínuo.
Assim, é fundamental que o ginecologista seja consultado para que seja indicado o melhor anticoncepcional para esse objetivo.
Marque consulta com o ginecologista mais próximo de você:
[REDE_DOR_ENCONTRE_O_MEDICO]
Possíveis efeitos colaterais
De forma geral, emendar as cartelas do anticoncepcional não costuma causar efeitos colaterais graves.
No entanto, pode ocorrer sangramento de escape, caracterizado por pequenas perdas de sangue marrom, devido ao nível constante de hormônios, que afina o endométrio e o torna mais sensível, favorecendo esses pequenos sangramentos.
Leia também: Sangramento de escape: o que pode ser (e quando ir ao médico) tuasaude.com/o-que-pode-ser-o-sangramento-fora-do-periodo-menstrualAlgumas mulheres também relatam sensação de inchaço, dor nas mamas e alterações de humor.
Além disso, dependendo do tipo de cartela emendada, pode haver maior risco de alterações na coagulação sanguínea e aumento da pressão arterial.
Faz mal emendar a cartela de anticoncepcional?
Não faz mal emendar a cartela de anticoncepcional, desde que o uso seja orientado pelo ginecologista e o anticoncepcional seja adequado para uso contínuo.
Por que fazer a pausa
A pausa da pílula anticoncepcional permite a “limpeza” do útero. Embora os ovários não estejam liberando óvulos, o útero continua se preparando para uma possível gravidez, tornando-se mais espesso.
O sangramento que ocorre durante a pausa não é uma menstruação verdadeira, mas acontece para diminuir a espessura do útero que aumentou durante o ciclo.
Além disso, ajuda a identificar uma possível gravidez caso o sangramento não ocorra.
Como fazer a pausa corretamente
O tempo da pausa varia de acordo com o tipo de pílula anticoncepcional, podendo ser:
- Pílulas de 21 dias, como Yasmim, Selene ou Diane 35, a pausa, normalmente, é de 7 dias e, nesses dias, a mulher não deve tomar comprimidos. A nova cartela deve ser iniciada no 8º dia da pausa;
- Pílulas de 24 dias, como Yaz ou Mirelle, a pausa é de 4 dias sem anticoncepcional, devendo a nova cartela ser iniciada no 5º dia. Algumas cartelas possuem, além das 24 pílulas, 4 comprimidos de outra cor, que não possuem hormônios e que funcionam como pausa;
- Pílulas de 28 dias, como Cerazette, não precisam de pausa, pois são de uso contínuo. Neste tipo de pílula não existe menstruação.
Se a mulher esquecer de tomar o primeiro comprimido da nova cartela após a pausa, os ovários podem retomar a atividade e amadurecer um óvulo, aumentando o risco de gravidez. Saiba o que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional.
source https://www.tuasaude.com/pausa-do-anticoncepcional/
Nenhum comentário:
Postar um comentário