terça-feira, 4 de novembro de 2025

Vacina pneumo 23: para que serve, doses e reação

A vacina pneumo 23 ajuda a proteger contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por infecções como pneumonia, meningite e infecção no sangue.

Também conhecida como vacina pneumocócica 23-valente ou VPP23, essa vacina pode ser indicada para crianças a partir de 2 anos, adultos e idosos com maior risco de infecções graves, como pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa.

Leia também: Vacina da pneumonia: tipos, quando é indicada e contraindicações tuasaude.com/vacina-pneumonia

A vacina pneumo 23 faz parte do Calendário Nacional de Imunização em casos específicos, como para idosos acamados, institucionalizados e povos indígenas sem histórico vacinal, podendo também ser disponibilizada pelo SUS para pessoas com condições de saúde que exigem maior proteção.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A vacina pneumo 23 ajuda a proteger contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como:

  • Pneumonia;
  • Meningite;
  • Infecção no sangue;
  • Otite média.

Essa vacina protege contra 23 tipos de pneumococos e tem como objetivo prevenir formas graves de infecção, principalmente em idosos, crianças a partir de 2 anos com doenças crônicas e pessoas com baixa imunidade. Veja as doenças causadas por Streptococcus.

Vacina pneumo 23 pelo SUS

No calendário do SUS, a vacina pneumo 23 é aplicada em idosos acamados e/ou institucionalizados sem histórico vacinal, além de povos indígenas que não receberam outras vacinas pneumocócicas conjugadas.

No entanto, a vacina também é oferecida gratuitamente pelo SUS para grupos especiais, como pessoas com doenças do coração, pulmão, fígado, diabetes ou ausência do baço, ou com imunidade baixa, como quem tem HIV, câncer ou foi transplantado.

Vacina pneumo 23 onde encontrar

A vacina pneumo 23 está disponível em postos de saúde para os grupos incluídos no calendário nacional, e também nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa.

A vacina também pode ser encontrada em clínicas de vacinação privadas, onde está disponível para crianças a partir de 2 anos de idade.

Doses da vacina

As doses da vacina pneumo 23 conforme as recomendações do Ministério da Saúde, são:

Público-alvo/ Idade

Dose

Crianças indígenas a partir de 5 anos, que não tiverem recebido a vacina pneumocócica conjugada

Dose única

Idosos a partir de 60 anos acamados e/ou institucionalizados, que não tenham histórico vacinal

Duas doses, sendo a segunda 5 anos após a primeira

Povos indígenas, a partir de 60 anos e que não tenham recebido a vacina conjugada

Duas doses, sendo a segunda 5 anos após a primeira

Crianças a partir de 2 anos, com doenças crônicas ou imunidade baixa

Uma dose, após 6 a 12 meses da vacina conjugada (VPC10 ou VPC13) 

Em alguns casos, é indicada revacinação 5 anos após a primeira dose, conforme avaliação médica

Crianças menores de 10 anos, com asplenia ou baixa produção de anticorpos

Uma dose, com revacinação 3 anos após a primeira dose, conforme avaliação médica

Adolescentes e adultos de alto risco, com doenças crônicas ou imunidade baixa.

Uma dose, com revacinação 5 anos após a primeira dose, conforme avaliação médica

A Sociedade Brasileira de Imunizações não recomenda a vacina pneumo 23 como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis e, em geral, orienta que não sejam aplicadas mais de duas doses ao longo da vida.

A vacina pneumo 23 é feita por via intramuscular, geralmente no músculo do braço, por um profissional de enfermagem.

Possíveis reações da vacina

As reações mais comuns da vacina pneumo 23 são dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento no local da aplicação. Também podem ocorrer dor de cabeça, cansaço, dor muscular ou febre baixa.

Em alguns casos, podem surgir reações menos frequentes, como náusea, mal-estar, dor nas articulações ou aumento dos gânglios linfáticos.

Na revacinação, especialmente em idosos, é comum que as reações no local da aplicação sejam um pouco mais intensas, mas geralmente desaparecem em poucos dias.

Quem não deve usar

A vacina pneumo 23 não deve ser aplicada em pessoas com alergia a algum componente da fórmula ou que já tenham tido reação alérgica após uma dose anterior. Também não é indicada para crianças menores de 2 anos. 

Em casos de febre ou infecção ativa, a vacinação deve ser adiada até que a pessoa melhore. Durante a gravidez, o uso só é indicado se houver real necessidade, com orientação médica.

Além disso, a vacina pneumo 23 não deve ser aplicada junto com a vacina contra herpes zóster, é recomendado esperar pelo menos quatro semanas entre elas.



source https://www.tuasaude.com/vacina-pneumo-23/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Babosa: 12 principais benefícios (e como usar)

A babosa é uma planta medicinal que possui diversos benefícios para a saúde, como ajudar no tratamento do refluxo e gastrite, aliviar a pris...