quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Nucala (mepolizumabe): para que serve e como aplicar

O Nucala (mepolizumabe) é um remédio que pode ser indicado para tratar a asma eosinofílica grave, a granulomatose eosinofílica com poliangeíte, a síndrome hipereosinofílica e a rinossinusite crônica com pólipos nasais grave.

Este medicamento contém o princípio ativo mepolizumabe, um anticorpo monoclonal que atua reduzindo a inflamação nos pulmões, vias aéreas, vasos sanguíneos ou tecidos envolvidos na doença.

Leia também: Anticorpos monoclonais: o que são, tipos e para que servem tuasaude.com/anticorpos-monoclonais

O Nucala está disponível em farmácias e drogarias na forma pó liofilizado para solução injetável ou em seringa/caneta pré-cheia. No entanto, este medicamento deve ser usado somente com indicação médica, após uma avaliação adequada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o Nucala

O Nucala é indicado para o tratamento de condições como:

  • Asma eosinofílica grave;

  • Granulomatose eosinofílica com poliangeíte, recidivante ou refratária;

  • Síndrome hipereosinofílica, sem causa não-hematológica secundária identificável.

O mepolizumabe também pode ser indicado para tratar a rinossinusite crônica com pólipos nasais grave, quando o uso de corticosteroides sistêmicos e/ou a cirurgia não controlaram bem a doença.

Leia também: Rinossinusite: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/rinossinusite

Como o medicamento funciona

O princípio ativo de Nucala é o mepolizumabe, um anticorpo monoclonal que atua sobre a interleucina-5, uma substância que estimula a produção e a sobrevivência de eosinófilos no corpo.

Ao bloquear a ação desta interleucina, o mepolizumabe diminui a produção e sobrevivência dos eosinófilos no sangue, pulmões e tecidos. Isso ajuda a diminuir a inflamação nos pulmões, vias aéreas, vasos sanguíneos ou tecidos envolvidos na doença.

Se deseja entender melhor como funciona o Nucala, fale com um profissional Rede D\'Or especializado no uso de imunobiológicos.

Como aplicar

Nucala deve ser aplicado por injeção subcutânea, ou seja, sob a pele. A aplicação pode ser feita na parte superior do braço, na coxa ou no abdome.

A aplicação da caneta aplicadora deve ser feita conforme o passo a passo a seguir:

  1. Retirar o medicamento da geladeira e aguardar 30 minutos, para que ele atinja a temperatura ambiente antes do uso;
  2. Verificar se o líquido da injeção está transparente, livre de nebulosidade ou partículas;
  3. Não agitar a caneta ou a seringa e não usar se o medicamento parecer turvo, tiver mudado de cor ou se tiver caído em uma superfície dura
  4. Escolher o local da aplicação e limpar com uma compressa com álcool;
  5. Remover a tampa transparente da agulha puxando-a com firmeza, injetando logo após e sempre dentro de 5 minutos;
  6. Colocar a caneta firmemente contra a pele e empurrar totalmente para baixo;
  7. Durante a aplicação, a pessoa ouvirá o primeiro \"clique\" indicando que a injeção começou, e o indicador amarelo começará a descer na janela de inspeção;
  8. Continuar segurando a caneta até ouvir o segundo \"clique\" e o indicador amarelo preencher a janela;
  9. Manter a caneta no lugar enquanto conta até 5 antes de levantá-la da pele;
  10. Não esfregar o local da injeção;
  11. Descartar a caneta usada em um recipiente para objetos perfurocortantes.

A injeção de Nucala, na forma de pó liofilizado para reconstituição, deve ser feita apenas por um profissional de saúde. Já a solução injetável pronta (caneta aplicadora ou seringa preenchida), pode ser aplicada pelo paciente ou cuidador treinados.

Não se deve administrar a injeção em regiões do corpo onde a pele esteja sensível, machucada, vermelha ou dura.

Posologia

A posologia do Nucala varia de acordo com a idade e a condição de saúde a ser tratada, e inclui:

  • Asma eosinofílica grave: para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, a dose recomendada é de 100 mg uma vez a cada 4 semanas. Já em crianças entre 6 anos e 11 anos, a dose recomendada é de 40 mg uma vez a cada 4 semanas;
  • Rinossinusite crônica com pólipos nasais: a dose recomendada é de 100 mg, uma vez a cada 4 semanas, para adultos;
  • Granulomatose eosinofílica com poliangeíte (adultos): é recomendado 300 mg, uma vez a cada 4 semanas. Assim, devem ser aplicadas 3 injeções de 100 mg cada, uma vez a cada quatro semanas;
  • Síndrome hipereosinofílica (adolescentes com 12 anos ou mais e adultos): a dose indicada é de 300 mg de uma vez a cada 4 semanas. Neste caso, a pessoa deve receber 3 injeções de 100 mg cada, uma vez a cada quatro semanas.

Nos casos onde a pessoa deve receber mais de uma injeção no mesmo dia, deve-se escolher diferentes locais, que devem estar separados por pelo menos 5 cm de distância.

O que fazer em casos de esquecimento

Se esquecer de aplicar a injeção de Nucala usando a caneta aplicadora ou seringa preenchida, deve-se administrar a próxima dose assim que lembrar.

Se a pessoa que aplicou o medicamento não percebeu que a dose não foi aplicada até o momento da próxima dose, apenas a próxima dose deve ser aplicada como planejado. Se a pessoa, o cuidador ou o profissional de saúde não estiver certo sobre o que fazer, deve-se perguntar ao farmacêutico, médico ou enfermeiro.

Já em casos de esquecimento da aplicação da injeção de Nucala na forma de pó liofilizado para reconstituição, deve-se entrar em contato com o médico ou hospital o mais rápido possível para reagendar a consulta.

Possíveis efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais mais comuns com o uso do Nucala estão:

  • Dor de cabeça e garganta;
  • Tosse e febre;
  • Dor muscular;
  • Reações no local da injeção, como vermelhidão, dor, inchaço, coceira e sensação de queimação da pele;
  • Reações sistêmicas não alérgicas, como erupção cutânea, vermelhidão e dor muscular;
  • Dor na parte superior do abdome
  • Nariz entupido;
  • Eczema;
  • Infecção do trato urinário, incluindo sintomas como sangue na urina, dor e micção frequente, febre, dor na parte inferior das costas.

Já os efeitos colaterais raros incluem reação alérgica de hipersensibilidade, incluindo anafilaxia. Assim, a pessoa pode apresentar erupção cutânea ou vermelhidão, inchaço do rosto ou da boca, tosse ou dificuldade em respirar, sensação de fraqueza ou tontura.

Nos casos de reação alérgica grave, é fundamental chamar ou ir ao pronto-socorro imediatamente, por ser uma emergência médica que pode colocar a vida em risco.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

Nucala engorda ou emagrece?

O Nucala não engorda ou emagrece diretamente, pois não está relacionado com o ganho ou perda de peso nos efeitos colaterais.

Entretanto, o mepolizumabe pode ajudar a evitar o ganho de peso, ao favorecer uma redução da dose ou a interrupção do uso de corticoides orais. Isso porque os corticoides orais podem provocar o aumento do peso, devido à retenção de líquidos e aumento do apetite.

Leia também: 7 remédios que podem provocar aumento do peso tuasaude.com/remedios-que-engordam

Quem não pode usar

O Nucala não deve ser usado por pessoas com alergia ao mepolizumabe ou a qualquer componente do medicamento. Além disso, o Nucala é contraindicado para tratar crises agudas de asma.

Este remédio não é indicado para tratar asma eosinofílica grave em crianças com menos de 6 anos. Esse remédio também não deve ser usado para o tratamento de granulomatose eosinofílica com poliangeíte em pessoas com menos de 18 anos.

O Nucala só deve ser usado para o tratamento da síndrome hipereosinofílica e rinossinusite crônica com pólipos nasais, em crianças com mais de 12 anos ou adultos, respectivamente.

Pessoas com infecção parasitária pré-existente devem ser tratadas antes de iniciar o uso do Nucala.

Além disso, o uso do Nucala por mulheres grávidas ou amamentando, deve ser feito somente com indicação médica, após uma avaliação do risco-benefício do uso deste remédio.



source https://www.tuasaude.com/nucala/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ergotamina: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Ergotamina é um remédio vasoconstritor indicado para o alívio de crises de enxaqueca e outras dores de cabeça causadas por alterações nos va...