terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Engov: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

O Engov é um remédio indicado para aliviar dor de cabeça e sintomas de alergia, por ter ação analgésica, antiácida e estimulante.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos e deve ser usado com orientação médica, não devendo ser usado para prevenir ou tratar a ressaca.

O Engov também é comercializado na forma de suplemento, contendo glicose, minerais e taurina e/ou cafeína, com os nomes comerciais Engov After e Engov UP. Esses suplementos podem ser indicados para ajudar na recuperação e hidratação durante a ressaca.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o Engov

O Engov serve para:

  • Tratar a dor de cabeça;
  • Tratar os sintomas de alergia, como coceira na pele e espirros;
  • Reidratar;
  • Melhorar a energia e a disposição.

As indicações do Engov variam conforme o tipo deste produto, que pode ser na forma de medicamento em comprimidos ou de suplemento alimentar.

Engov para ressaca

Embora oficialmente o comprimido do Engov não apresente esta indicação, este remédio muitas vezes é usado por adultos para aliviar os sintomas da ressaca causados pelo consumo de bebidas alcoólicas, como dor de cabeça, azia e mal-estar.

Já os suplementos Engov After e Engov Up possuem oficialmente a indicação do fabricante para ajudar a tratar a ressaca. Isto porque esses produtos promovem a reidratação e aumentam a energia e a disposição.

Leia também: Melhores remédios para combater a ressaca: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-ressaca

Engov serve para má digestão?

O medicamento Engov pode ajudar a aliviar a má digestão, por conter o antiácido hidróxido de alumínio e o maleato de mepiramina, que tem ação antiemética. No entanto, a sua indicação oficial é apenas para tratar a dor de cabeça e as alergias.

Assim como o medicamento, os suplementos Engov After e Engov Up também não possuem indicação para tratar a má digestão.

Leia também: Remédios para má digestão: de farmácia e caseiros tuasaude.com/remedio-para-ma-digestao

Engov serve para azia?

Embora não seja oficialmente recomendado para azia, o Engov na forma de medicamento em comprimidos pode servir para azia.

Isso porque esse remédio possui hidróxido de alumínio, um antiácido que neutraliza o excesso de ácido clorídrico produzido pelo estômago. Conheça os remédios indicados para azia.

Como tomar

As formas de tomar o Engov variam conforme o seu tipo e incluem:

1. Engov comprimido

O Engov comprimido é um medicamento indicado para aliviar os sintomas de dor de cabeça e de alergias.

Como tomar: tomar de 1 a 4 comprimidos por dia, junto com um copo de água, que devem ser ingeridos de acordo com a necessidade e intensidade dos sintomas apresentados, ou conforme orientação médica.

Este medicamento não deve ser usado como prevenção da ressaca e não deve ser tomado por mais de 7 dias, exceto se for recomendado pelo médico.

Composição do Engov comprimido: este remédio contém o anti-histamínico maleato de mepiramina, o antiácido hidróxido de alumínio, o analgésico ácido acetilsalicílico e o estimulante cafeína.

2. Engov After

O Engov After é um suplemento em forma de bebida, indicado para repor os sais minerais e os eletrólitos perdidos durante atividades intensas ou consumo de bebidas alcoólicas.

Por isso, esse suplemento pode ser indicado para ajudar a recuperar, reidratar e reenergizar o corpo durante a ressaca, por exemplo.

Como tomar: refrigerar a bebida antes de consumir. Agitar bem e beber 1 garrafinha por dia, não ultrapassando o máximo de 2 ao dia.

Composição do Engov After: este suplemento contém glicose, maltodextrina, sais minerais, como citrato trissódico dihidratado e cloreto de sódio, e cafeína.

3. Engov Up

O Engov Up é um suplemento energético que pode ser indicado para melhorar a energia e a disposição. Assim, esse suplemento pode ajudar a diminuir a sonolência e o cansaço causados pela ressaca.

Como tomar: refrigerar a bebida antes de consumir e tomar 1 lata por dia, em qualquer horário do dia.

Composição do Engov Up: este suplemento contém taurina, cafeína, arginina, colina, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina D.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais que podem surgir durante o uso do Engov incluem prisão de ventre, sedação, sonolência, tremores, insônia, agitação, excitação, leve delírio, zumbidos, tensão muscular, taquicardia e respiração acelerada.

Já em casos de uso prolongado e em altas doses, o medicamento Engov pode causar necrose papilar renal, que é a morte de tecidos dos rins.

Pessoas com histórico de alergia a outros medicamentos podem apresentar efeitos colaterais mais intensos e até mesmo choque anafilático. Neste caso, o tratamento deve ser imediatamente suspenso e deve-se procurar o atendimento médico de emergência.

Quem não deve usar

O Engov não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas com histórico de alcoolismo ou que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

O medicamento Engov é contraindicado para crianças com menos de 12 anos. Já os suplementos Engov Up e Engov After não devem ser usados por crianças com menos de 18 anos.

Por conter tartrazina, que é um corante amarelo, o comprimido de Engov não deve ser usado por pessoas que têm asma brônquica, e por conter açúcar, deve ser usado com cautela em diabéticos.

O Engov também não deve ser usado com outras substâncias que deprimem o sistema nervoso central e com bebidas alcoólicas.

Por conter a cafeína, o Engov não deve ser usado por pessoas com úlcera no estômago ou intestino. Já por conter ácido acetilsalicílico, esse remédio não deve ser usado em casos suspeitos ou confirmados de dengue, ou por pessoas com tendência ou risco de sangramentos.



source https://www.tuasaude.com/engov/

Carbogel: o que é, para que serve (e como usar)

O carbogel é um suplemento que fornece energia rápida para o corpo, podendo ser indicado para melhorar o desempenho físico, ajudar na recuperação dos músculos e diminuir o risco de lesões em atletas de alto rendimento.

Composto por carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina, glicose, palatinose, dextrose e frutose, o carbogel pode ser consumido como pré-treino, durante ou logo após os exercícios.

Leia também: Pré-treino: o que é, tipos (e como tomar) tuasaude.com/pre-treino

O carbogel, também chamado de gel de carboidrato, é encontrado em lojas de suplementos alimentares ou drogarias, na forma de sachês, contendo de 20 a 30 g de carboidratos e que também podem conter cafeína, potássio e sódio.

Homem correndo com um sachê na mão

Para que serve

O carbogel normalmente é usado para:

1. Melhorar o desempenho

O carbogel melhora o desempenho físico em atletas de alto rendimento, por conter carboidratos que são absorvidos rapidamente pelo organismo, como maltodextrina e dextrose, aumentando a energia e a disposição.

Leia também: Maltodextrina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/maltodextrina

2. Ajudar da recuperação muscular

Por diminuir o estresse muscular e a inflamação, que são comuns após os exercícios, o gel de carboidrato, é um suplemento que protege os músculos e ajuda na recuperação muscular após os treinos.

3. Aumentar o foco e concentração

Os carboidratos presentes no carbogel fornecem energia rápida para o cérebro, ajudando, assim, a aumentar o foco e a concentração.

4. Diminuir o risco de lesões

Por retardar a fadiga muscular, o carbogel ajuda a diminuir o risco de lesões durante treinos e competições, como entorse e distensão muscular.

Leia também: 5 lesões esportivas mais comuns e o que fazer tuasaude.com/como-tratar-uma-lesao-esportiva

Como usar

O carbogel pode ser usado da seguinte forma:

  • Antes do treino: 1 ou mais sachês, para fornecer energia, em casos de pessoas que não conseguem ingerir alimentos e líquidos antes das atividades;
  • Durante o treino (intra-treino): de 1 a 3 sachês por cada hora, para fornecer energia aos músculos durante os treinos e competições;
  • Logo após o treino: 1 ou mais sachês, para, junto com outros alimentos e/ou suplementos, ajudar na recuperação muscular.

O gel de carboidrato pode ser consumido puro ou diluído em uma garrafa de água, por exemplo.

O consumo de carbogel é indicado principalmente para pessoas que praticam exercícios de alta resistência, como maratona, ciclismo, futebol, basquete e natação.

A necessidade e a quantidade adequada de gel de carboidrato varia conforme os objetivos de cada pessoa. Assim, é aconselhado tomar o carbogel sempre com a orientação do nutricionista ou médico.

Leia também: Pré-treino: o que comer antes do treino (com opções de lanches) tuasaude.com/o-que-comer-antes-do-treino

Composição do carbogel

O carbogel é composto por carboidratos de rápida absorção, como maltodextrina, glicose, dextrose, palatinose, frutose e D-ribose.

Além disso, o gel de carboidrato também pode conter eletrólitos, como sódio e potássio, cafeína e taurina.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do carbogel incluem diarreia, excesso de gases, náuseas e cólicas abdominais.

Além disso, o consumo de carbogel sem a orientação do nutricionista, pode favorecer o ganho de peso, a resistência à insulina e a diabetes.

Quem não pode usar

O uso do carbogel contendo frutose não é indicado para pessoas com intolerância à frutose e síndrome do intestino irritável.

Mulheres grávidas ou em período de amamentação, assim como idosos, crianças e pessoas com diabetes ou outros problemas de saúde, devem sempre consultar um médico, ou nutricionista, antes de usar o gel de carboidrato.



source https://www.tuasaude.com/carbogel/

Engov: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

O Engov é um remédio indicado para aliviar dor de cabeça e sintomas de alergia, por ter ação analgésica, antiácida e estimulante. Esse remé...