O leave-in é um produto cosmético que serve para controlar o frizz e proteger os cabelos contra os danos causados pelo calor de secadores, chapinhas e modeladores, clima, poluição e radiação ultravioleta, por exemplo.
Também conhecido como condicionador sem enxágue, existem diferentes tipos desse produto, conforme a textura, a função e o tipo de cabelo, como o leave-in protetor térmico, o masculino e o para cabelo cacheado.
Leia também: Protetor térmico para cabelo: para que serve, como usar (e qual o melhor) tuasaude.com/protetor-termico-para-cabeloO leave-in pode ser aplicado diariamente após a lavagem com shampoo nos cabelos limpos, úmidos ou secos, sendo importante evitar aplicar no couro cabeludo, para evitar o excesso de oleosidade e irritações.

Para que serve o leave-in
O leave-in é indicado para:
- Proteger os fios de cabelo contra o calor de secadores, chapinhas e modeladores;
- Controlar o frizz e a eletricidade estática, por selar as cutículas do cabelo e manter os fios alinhados;
- Proteger o cabelo contra danos causados pelo clima, poluição e radiação ultravioleta;
- Hidratar o cabelo e deixar os fios brilhosos, sedosos e macios, por reter a umidade;
- Ajudar a desembaraçar os fios, reduzindo o atrito e a quebra dos fios ao pentear;
- Definir as curvas dos fios, em cabelos ondulados, cacheados ou crespos.
O leave-in é especialmente indicado para pessoas com cabelos longos, secos, com produtos químicos ou que usam fontes de calor frequentemente.
Leia também: Tratamento natural para cabelo seco tuasaude.com/tratamento-natural-para-cabelo-secoDiferença entre creme de pentear e leave-in
O creme de pentear é um produto mais denso e cremoso, ajudando a desembaraçar, hidratar e definir os fios. Assim, o creme de pentear pode ser indicado para pessoas que têm fios ondulados, cacheados ou crespos, pois ajuda a controlar o frizz e a definir os caracóis.
Já o leave-in geralmente tem uma textura mais leve e fluida, podendo ser usado por todos os tipos de cabelo. O leave-in hidrata e também pode oferecer proteção térmica e reparação de danos dos fios.
Tipos de leave-in
Conforme a textura, a função e o tipo de cabelo, os tipos de leave-in são:
1. Leave-in protetor térmico
O leave-in protetor térmico protege o cabelo contra danos causados por fontes de calor, como secadores, chapinhas e modeladores.
Além de conter óleos vegetais e silicones, esse produto também forma uma fina camada protetora sobre a fibra de cabelo.
2. Leave-in masculino
O leave-in masculino possui os mesmos ingredientes e indicações das versões femininas. Assim, esse produto pode ser usado por homens para melhorar a textura, a maleabilidade e a saúde geral dos cabelos.
Além disso, muitos tipos de leave-in masculino também podem ser usados na barba.
3. Leave-in para cabelo cacheado e ondulado
O leave-in para cabelo cacheado e ondulado pode ser usado para ajudar a manter a curvatura definida por mais tempo, a controlar o frizz e o volume, a combater o ressecamento e reduzir a quebra dos fios.
As formulações de leave-in para cabelos cacheados devem ser ricas em componentes que garantam hidratação e nutrição profunda, como óleo de coco, semente de uva, amora e buriti, manteiga de cacau e murumuru, e silicones específicos.
4. Leave-in spray
O leave-in spray possui uma textura líquida e leve, sendo, por isso, recomendado para pessoas com cabelos finos ou oleosos.
Isso porque esse tipo de produto fornece umidade e proteção sem deixar os fios pesados ou com aspecto gorduroso.
5. Leave-in creme ou loção
O leave-in creme ou loção são produtos mais densos, sendo indicado para cabelos secos, cacheados ou crespos, porque oferecem maior concentração de ingredientes ativos, nutrição profunda e controle de volume.
Como usar
O passo a passo para usar o leave-in é:
- Lavar o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador de enxágue;
- Secar o cabelo após o banho, deixando-o levemente úmido
- Aplicar a menor quantidade possível de leave-in no cabelo úmido, evitando o couro cabeludo;
- Amassar as mechas de baixo para cima, com as mãos, para moldar as ondas, no caso de cabelos ondulados ou cacheados ou crespos;
- Se o leave-in for na forma de creme, colocar uma pequena quantidade na palma da mão, esfregar as mãos e passar pelo cabelo;
- Se o leave-in estiver na forma de spray, é aconselhado borrifar o produto do meio do cabelo até as pontas e usar as mãos para espalhar bem o produto pelos fios;
- Evitar aplicar o produto no couro cabeludo, para evitar o acúmulo de resíduos, oleosidade e irritações.
O leave-in pode ser usado diariamente após a lavagem com shampoo.
Se o cabelo continuar seco ou com frizz após a aplicação do leave-in, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo, como o de argan, por cima.
Leia também: Óleo de argan: o que é, para que serve e como usar tuasaude.com/oleo-de-arganMelhor leave-in
O melhor leave-in varia conforme o tipo de cabelo da pessoa. Para cabelos ondulados e com frizz, o leave-in com óleo de argan pode ser a melhor opção.
Já para pessoas com cabelos cacheados, crespos ou afros, é recomendado priorizar leave-ins com óleos e manteigas vegetais, como buriti e murumuru, que ajudam a nutrir profundamente e reconstruir os fios.
Leave-in contendo queratina hidrolisada e óleo de semente de uva, pode ser indicado para pessoas com cabelos secos, quebradiços ou difíceis de pentear.
Leia também: Óleo de Semente de uva: para que serve e como usar tuasaude.com/beneficios-do-oleo-de-semente-de-uvaPessoas com cabelos finos e lisos devem optar por produtos com fórmulas mais leves, como sprays, para evitar que os fios fiquem com aspecto oleosos.
source https://www.tuasaude.com/leave-in/