sábado, 6 de julho de 2013

PIPOCA, DELÍCIA QUE TE FAZ BEM

Concentrada e nutritiva
A pipoca é um grão integral com alto teor de fibra, e contém proteínas, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo. O seu maior valor reside no fato de ser uma excelente fonte de polifenol, um antioxidante presente também nas uvas e chá verde, que protege o coração e reduz o risco de câncer, segundo pesquisa realizada pela American Chemical Society. Ela ajuda na saciedade, regula o intestino, arrasta o colesterol ruim corpo afora, mantém o nível de glicose estável e fornece energia imediata, de forma saudável e gostosa. A pipoca tem outro potente antioxidante chamado ácido ferúlico, que também é encontrado no feijão, arroz, e grãos diversos. O ácido ferúlico tem efeitos positivos contra o câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
Porque a pipoca é branca
O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional. Quando os grãos de milho são aquecidos de maneira rápida, a umidade interna (14% de água dentro do grão seco) é convertida em vapor. Em um determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna em uma massa de amido e fibras, maior do que o grão original.
Faça do jeito certo
Prepare a pipoca na panela. Pipoca de micro-ondas é um despropósito. Ela vem banhada em gordura trans, sódio e MSG. Use óleo de coco (fica com um sabor delicioso), manteiga ou azeite na hora de preparar a sua pipoca, e não óleos vegetais ou margarinas. Administre o sal, não precisa encher a pipoca de sódio, que só serve para reter líquido e contribuir para o aumento da pressão arterial. Prefira sempre o sal grosso moído, mais rico em minerais. Se quiser caprichar use o sal rosa do Himalaia, encontrado em lojas especializadas.
Quanto comer
Tigelão de pipoca engorda. Uma porção corresponde a três xícaras de pipoca pronta (150 calorias), e equivale ao peso de uma fatia de pão de forma integral. Assim você cuida da saúde e se nutre com um lanche gostoso que não vai pesar na balança.
Dica prática
Se quiser preparar uma quantidade maior e separar as porções para levar no lanche (seu e das crianças), pode guardar a pipoca pronta na geladeira em potes ou sacos plásticos. Ela se mantém fresca por até uma semana.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Facebook Themes